Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polzonoff

Polzonoff

Transformando em crônica heroica o noticiário de cada dia.

Dia de prova!

Prova surpresa! 10 questões para levar zero no Dia do Professor

DIA DO PROFESSOR
Dia do Professor: quantos anos você tinha quando descobriu que o professor Raimundo não era exatamente um herói? (Foto: Globo/ Divulgação)

Ouça este conteúdo

Hoje (15) é Dia do Professor. No meu tempo, era dia de levar maçã para a escola, mas hoje dizem que é feriado, então boa sorte para encontrar um lugar onde deixar seu filho enquanto os “mestres” curtem uma folguinha. Hoje é dia também de se lembrar dos professores que nos marcaram – uns poucos para o bem e a maioria para o mal. Ou será que estou sendo rabugento demais? Por fim, é dia de ler textos sentimentaloides, cheios de lugares-comuns que idealizam uma profissão nobre, muito nobre, nobilíssima. Mas que, você há de convir, foi tomada por uma militância ruidosa cuja vocação não é ensinar, e sim doutrinar.

E também é dia de.... prova surpresa! Isso mesmo! Podem guardar os livros e os cadernos sob a carteira (era assim no Madalena Sofia). Em cima da carteira só quero lápis, borracha e caneta. Está sentindo o cheiro da prova recém-saída do mimeógrafo? Hmmm, delícia. Mas, antes que vocês se embriaguem, lembrem-se: vocês têm dez minutos para responder à prova. Quem tirar acima de 70 vai ganhar uma estrelinha na testa. Já quem for reprovado vai ser condenado a 17 anos de prisão por atentar contra o Estado democrático de direito.

Boa sorte!

Matemática

Quando não está viajando pelo mundo falando mal de Israel, bajulando ditadores ou turistando ao lado de sua esposa, Janja, Luizinho administra um país que com um déficit primário de R$100 bilhões nos últimos 12 meses. Mesmo assim, Luizinho e sua esposa querem comprar um avião novinho em folha para si e para os ministros não terem de viajar com o populacho. Calcule o risco de sermos governados por essa gente que tem o rei na barriga e a inflação resultante dessa gastança, e explique de onde eles tirarão o dinheiro para adquirir o brinquedinho.

Lógica

Se a Constituição existe para garantir a democracia e a liberdade dela decorrente, como é possível que um ministro do Supremo Tribunal Federal, em tese guardião da Constituição, possa sistematicamente atropelar as leis do país e acabar com as liberdades individuais, tudo com a justificativa de defender a democracia?

Geografia

O Brasil está em chamas. Só em setembro de 2024, 106 mil km2 de mata nativa foram queimados no país. Em relação a agosto, esse número é 88% maior. De janeiro a setembro, a devastação totalizou 223 mil km2. Com base nesses dados, responda onde vive, o que comem e como se reproduzem os artistas que, durante o governo Bolsonaro, faziam jograis e musiquinhas água-com-açúcar para impor a narrativa de que o Brasil estava sendo destruído pelo descaso fascista.

História

Que nome se dá, em pleno 2024, ao regime autoritário que culpa os judeus de Israel por todos os problemas políticos e econômicos do mundo, que não condena os ataques terroristas do Hamas e que promove boicotes a empresas de judeus, como denunciado pelo ministro da Defesa, José Múcio?

Estatística

Levando em conta o desvio padrão, a arrogância das autoridades eleitorais, as múltiplas teorias da conspiração, o mistério em torno do código-fonte, os sucessivos erros dos institutos de pesquisa e a desconfiança perfeitamente natural e legítima do eleitor brasileiro, calcule a possibilidade de um candidato de esquerda ganhar a eleição com 50,1% dos votos válidos.

Biologia

No Rio de Janeiro, seis pessoas se submeteram a transplantes e receberam órgãos contaminados com HIV. A ministra Nísia Trindade classificou a situação como “grave” e “adversa” – o que não quer dizer porcaria nenhuma nem traz qualquer tipo de alívio para os pacientes. Com base nessas informações, calcule quanto tempo levaria entre a divulgação da notícia, os comentários escandalizados da LulaNews e a queda da ministra – se fosse no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, claro.

Química

Numa solução já saturada de esquerdismo, progressismo, ativismo judicial, censura e autoritarismo, um cientista maluco chamado Jair Bolsonaro tem a oportunidade de acrescentar dois elementos para, supostamente, equilibrar um pouco a solução e diminuir seu odor pútrido. Ele acrescenta uma medida (qual medida? sei lá! uma colher de sopa!) de nitrato de potássio (KN) e outra de amerício (AM) puro*. O que acontece? A solução perde o cheiro de enxofre, fica tudo na mesma ou até piora?

Física

Silas Malafaia e Pablo Marçal, os dois a 80km/h, tu acha que vai ficar um do lado do outro?**

Interpretação de texto

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Reescreva com suas próprias palavras esse trecho confuso da Constituição de 1988, de modo que até o mais fraquinho dos ministros do STF entenda.

Redação

Tendo como exemplo o célebre verso “Des filhes deste sole”, imortalizado pela cantore Yurungai durante um comício do candidato Guilherme Boulos, reescreva todo o Hino Nacional utilizando a linguagem mais neutra e politicamente correta possível, tomando todo o cuidado do mundo para não ofender principalmente os surdos, os gordos e os pais de pet.

* Os nomes dos produtos não correspondem às fórmulas. É só uma brincadeira com o nome de Kássio Nunes e André Mendonça.

** Referência a um meme de 5 anos atrás, no qual um sujeito qualquer, evidentemente sem saber nada sobre movimento retilíneo uniforme, pergunta se um carro tem vantagem sobre o outro, estando os dois à mesma velocidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros