Tinha tudo para ser uma reportagem como outra qualquer do GShow, portal de entretenimento da Rede Globo. Mas o post “Cozinha do BBB16 mistura elementos rústicos e modernos” viralizou na internet graças a um detalhe na foto da pia: uma esponja em formato de boneco com cabelo blak power. Alguém printou e a internet foi tomada de comentários que consideraram o artefato racista.
Militante do movimento negro, a estudante Lina Macêdo lamentou a triste ironia: já é rara a fabricação de bonecos negros. Quando acontece, é justamente para limpar sujeira alheia. “É uma reafirmação do que ouvimos durante nossa vida, que nosso cabelo serve para esfregar pratos. Isso é absurdo”.
Ela considera que comparar o cabelo black power a uma esponja é “a ponta do iceberg racista”. Por trás, estaria uma falta de valorização constante da beleza negra.
A Rede Globo não comentou o caso. A foto foi apagada do post original.
Mas algo curioso aconteceu durante a tarde. Ronan, que é negro, insurgiu-se contra a esponja. “Por que tem que ser um negro? Isso aqui não vai ser usado para lavar nada!”, teria dito ele. O comentário foi registrado por fãs do que acompanham o programa em tempo real e fizeram postagens na internet. Os sites F5 e Brasilpost confirmaram o comentário.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura