Quem é mais novo talvez não saiba, mas houve um tempo em que o programa Big Brother não existia. Mas isso não importa muito. O que importa é que começa hoje este programa que o brasileiro ama odiar. E desde sempre o Paraná tem a honra (?) de ser representado. Mas se a gente tirar o eletromagnizante Cézar Lima e a diva absoluta Grazi Massafera, será que você lembra quem são essas pessoas? Provavelmente não, porque algumas foram bem esquecidas. Por isso vamos à lista do Poperô: paranaenses que participaram do Big Brother Brasil.
BBB1
Helena Louro foi o Paraná na edição número um do programa, vencida por Kléber Bambam. Mais ou menos, na verdade, já que na época ela dizia morar no Rio de Janeiro e não fazia tantas referências ao estado natal. Depois do programa, ela mais ou menos concretizou o sonho de ser atriz: foram SETE anos no “Zorra Total”. De lá para os Estados Unidos e as notícias mais recentes é de que ela estaria de volta no Norte do estado. Em 2014 o jornal Extra, do Rio de Janeiro, divulgou que Helena, “a musa do BBB1”, havia dado a luz a seu segundo filho do casamento com Georgia Spatas. Helena hoje tem 39 anos.
BBB2
Nenhum paranaense participou do BBB2
BBB3
O mergulhador Emílio foi longe, e chegou até a oitava semana dentro da casa. Além de ter recebido o voto de Dhomini no paredão que o tirou da casa, o londrinense teve uma rixa com o vencedor em busca do amor de Sabrina Sato (hoje apresentadora rica poderosa). Aos 43 anos, Emilio Zagaia ainda mergulha e é apaixonado por sua Kombi, que ele tatuou na perna, em 2013. O veículo foi seu grande companheiro em uma viagem do México ao Brasil, em 2014. O resultado pode ser visto em uma série de vídeos no canal de YouTube “O Mundo é uma Kombi“.
BBB4
Também de Londrina, a advogada Marcela de Mello Queiroz foi a paranaense a ir mais longe em um Big Brother, até então. Ela ficou em quinto lugar na famosa edição que teve a babá Cida como vencedora. Em uma retrospectiva feita há dois anos, o site Ego revelou que ela mantém até hoje o apelido de “mama”, que ganhou na casa (por falar da filha Bruna o tempo todo).
A edição também contou com o primeiro curitibano da casa. O empresário Edílson Buba dormia com um bichinho de pelúcia na casa, por saudades da esposa. Fora do programa, chegou a ser preso por posse de 18 gramas de maconha e 18 pedras de ecstasy, no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Depois disso criou uma organização de combate ao vício em drogas. Buba morreu em 2006, vítima de um câncer.
BBB5
O quinto Big Brother foi a edição com a maior paranaense dentre as paranaenses. Grazielli Soares Massafera, ou apenas “Grazi”, conquistou o país com seu jeito simples. Ficou em 2.º lugar, atrás do hoje parlamentar Jean Wyllys, em uma final emocionante em que os dois ficaram de mãos dadas até o momento do anúncio. De lá para cá a carreira de Grazi foi ladeira acima: se enveredeu pelas novelas, casou e descasou com Cauã Reymond, virou mãe da linda Sofia e hoje é uma atriz respeitadíssima. E, boatos, estaria pegando o ator Jon Snow. E continua humilde. Eu amo a Grazi.
BBB6
O BBB6 não teve paranaense
BBB7
Dá para confessar que não lembro de ninguém do BBB7 além do Alemão, da Iris e da Fani? Mas a internet está aí para nos lembrar que teve a Analy Rosa nessa casa. E a curitibana foi bem, por uma eliminação que não ficou no top 3. O mais incrível é que deu tempo de ela engatar um romance com o quarto eliminado, o recifense Alan Pierre. E não foi só isso: os dois casaram casaram, tiveram um filho (Theo) e ficaram juntos por seis anos. De lá para cá, ela entrou para o maravilhoso rol de ex-BBBs que viraram DJs.
BBB8 e BBB9
Não houve paranaenses nas edições BBB8 e BBB9
BBB10
Desses dois todo mundo lembra. A curitibana Tessália Serighelli foi eliminada já na terceira semana. Mas segue firme e forte até hoje como ~ídola da ala cult da internet. Vale uma visita no Twitter da garota.
Já Eliéser segue firme e forte na carreira de ex-BBB, fazendo presenças vips em eventos, bicos como modelo e coisas do tipo. O rapaz tem umas cabeças de gado lá em Goioerê, que de vez em quando ele exibe em seu Instagram. O romance com a sister Kamilla Salgado continua até hoje. Os dois ficaram noivos em dezembro do ano passado.
BBB11
Ê Maringá. Mais uma vez a cidade cedeu seus nativos para o Big Brother. Desta vez com o “muso” Rodrigão, primeiro representante do paranaense VIP (Vim do Interior do Paraná), consagrado com Cezar. Mais um que segue na carreira de ex-BBB e com o romance engatado no confinamento. Rodrigão e Adriana Sant’Anna estão grávidos há cerca de 300 mil semanas, segundo os cálculos do blog. Logo tem bebê-brother popr aí he he he.
BBB12
Não houve paranaense no BBB12
BBB13
O BBB13 teve repeteco de Eliéser, que já foi apresentado ali em cima. E teve a estreia da categoria miss de Cianorte, com Andressa Ganacin. Ela e Nasser engataram um namoro que foi até o fim, e ficaram em 3.º e 2.º lugarm respectivamente. Mas quem levou a melhor foi a carismática Fernanda Keulla, que teve direito até a repeteco da boneca Maria Eugênia (do Bambam), depois que seu príncipe André Martinelli foi eliminado. Enfim, Andressa e Nasser seguem juntos, morando no Rio de Janeiro.
BBB14
Segunda e última representante da categoria miss de Cianorte, Tatiele Polyana protagonizou um dos momentos mais bizarros do programa, quando foi paquerada ao vivo pelo apresentador Pedro Bial. Também ficou provado que paranaense é o único povo que chama pessoas chamadas de Polyana de “Pôli”, quando no resto do Brasil é “Póli”.
Esta também foi a edição do curitibano Marcelo Zagonel, que se envolveu em uma polêmica, após ser acusado de abusar de uma sister durante uma festa. Fora da casa, Marcelo também engatou na carreira de ex-BBB. Seu nome é muito requisitado para presenças VIP em eventos. Recentemente ele anunciou em seu Instagram a venda do carro que ganhou na prova do anjo, no programa.
BBB15
O ápice: um paranaense vencedor. Quando entrou na casa, Cézar Lima parecia integrar a turma dos “saradões”, perfil que a Globo estava evitando, porque em edições anteriores não faziam nada além de malhar. Mas o guarapuavano demonstrou ser um grande personagem, e suas frases malucas (com muitas palavras inventadas) e jeito caipira conquistaram o público. Cézar venceu o programa.
A edição também contou com um curitibano, o teólogo (!) Marco Macon foi anunciado aos 45 do segundo tempo, depois que o bailarino Rogério Alves desistiu. Sua indicação rendeu críticas ao programa, porque ele supostamente teria uma vantagem, pois ele não estava confinado o tempo todo e poderia saber a reação das pessoas aos nomes escolhidos. Mas no fim nada disso fez muita diferença, pois Marcon foi o terceiro eliminado.
BBB16
São dois curitibanos: o tatuador Laércio Moura, 53 anos, e o estudante de filosofia Ronan Oliveira, 27. Falamos um pouco sobre os dois aqui. Mas só o tempo e dirá o que eles nos reservam.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura