Publicado originalmente na edição deste sábado (3) do caderno de Esportes da Gazeta do Povo.
É, Felipe Melo, e eu que começava a acreditar no teu futebol depois daquele lançamento perfeito para o Robinho no primeiro tempo… Como a gente se engana com as pessoas… Vou te poupar de mais críticas porque o que te espera no retorno ao Brasil já vai te ser de bom tamanho. Tua chapa esquentou de vez, meu irmão.
Prefiro conversar com quem caiu de pé.
Que Copa, Juan! Duas faltas cometidas em cinco jogos, sendo que uma foi por colocar a mão na bola, a outra, um esbarrão leve com um holandês ontem. Nada de jogadas brutas, desleais. Nada de pisão no adversário. Nada que envergonhasse teu perfil sempre tranquilo e competente. E ainda teve o gol contra o Chile nas oitavas. Só não foi melhor do que a participação do Gamarra em 98, que em quatro jogos pelo Paraguai não cometeu nenhuma infração – ambos fatos inusitados em se tratando de zagueiros.
Mas os incautos me questionarão, dizendo que isso não vale nada. Como não? Sair de cabeça erguida de uma derrota é sempre uma vitória. Só os ignorantes, que veem apenas o placar do jogo, não se dão conta disso. E o futebol é muito mais do que o resultado.
Mesmo assim, fico me imaginando o que se passa na tua cabeça nesse momento, Juan. Além da tristeza da desclassificação diante da Holanda, aos 31 anos de idade, você deve estar se perguntando “será que terei outra chance? Será que ainda poderei conquistar uma Copa?”
Afinal, você merece. Não só pelo futebol que joga, mas pela injustiça cometida há oito anos, quando foi preterido para que o técnico Felipão fizesse média com a torcida do Grêmio e convocasse o Anderson Polga (?!?!?!), de quem nunca mais ouvimos falar. Cada vez que olho para um desses pôsteres do penta pendurados nos bares da cidade lamento realmente por você não estar lá. Você e o Alex, que nem oportunidade de jogar um Mundial teve.
Estar em 2014 não é impossível, Juan. O italiano Canavaro – também zagueiro como você –, disputou esse Mundial da África do Sul com 36, um ano a mais do que você terá em 2014. Basta manter o nível técnico, cuidar da forma física e torcer para não ter o Felipe Melo como companheiro de equipe novamente.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião