Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Americanos contam até quantidade de palavras dos discursos dos presidentes

A cerimônia de posse para presidente dos Estados Unidos é um evento com uma semelhança com o esporte americano. Não em importância, mas no quesito de arquivo de dados e estatísticas. As informações anotadas vão da temperatura até roupa que o presidente eleito usava.

De 4 de março de 1789, com George Washington, até 20 de janeiro de 2005, com George W. Bush, há um levantamento da quantidade de palavras utilizadas em cada um dos discursos feitos publicamente. Acha ser brincadeira? Então saiba que foi exatamente George Washington quem fez o discurso mais curto de todos usando exatas 133 palavras, em 1793, no início do segundo mandato dele. Já o mais longo aconteceu em 1841, com William Henry Harrison, que precisou de 8.445 palavras.

Arquivo/Capitólio
Bill Clinton, em 1997, durante a primeira cerimônia trasmitida ao vivo via internet

Todas estas palavras de Harrison, porém, tiveram o seu preço. E saiu caro para o presidente eleito. Ao ficar 1 hora e 40 minutos discursando ao ar livre sem trajes devidos de proteção e ainda andar de cavalo até o Capitólio, Harrison foi alvo de uma pneumonia mortal – ele ficou no cargo apenas um mês.

Apesar do incidente, o pior dia em cerimônias de posse aconteceu em 1909, mesmo não tendo sido a que teve a menor temperatura já registrada neste tipo de cerimônia. Segundo os dados oficiais, a neve cobria as ruas a uma altura de até 25 centímetros. Com o termômetro marcando zero grau e com ventos que começaram no dia anterior, seis mil funcionários foram colocados para trabalhar e tirar cerca de 58 mil toneladas de gelo para que a parada fosse possível. Mesmo assim, o juramento de William H. Taft foi feito em lugar fechado.

O nível de documentação é tanto que registra a falta de vestimenta adequada de Harrison e diz ainda que foi ele o primeiro a ir para a posse de trem, atitude que vai ser repetida por Barack Obama, quando deixará Chicago em direção a Washington D.C em 17 de janeiro de 2009.

E no quesito primeira vez consta também quando os negros e as mulheres puderam participar da parada. Os negros, em 1865, com Abraham Lincoln. As mulheres em 1917, com Woodrow Wilson.

Também no século XX, a primeira posse transmitida via rádio aconteceu 4 de março de 1925, com Calvin Coolidge.

Em 1949, Harry S. Truman foi o primeiro presidente a ser visto por todo o país através de transmissão pela televisão. Saltando para quase 50 anos depois, a segunda cerimônia de posse de Bill Clinton, em 20 de janeiro de 1997, foi a primeira transmitida ao vivo via internet.

No caso de George W. Bush, em 2001, o frio de aproximadamente zero grau também foi destaque, assim como o fato de que o presidente eleito ver um de seus desejos negado. Bush tinha a intenção de fazer o juramento usando a mesma Bíblia de George Washington e do pai, George H. Bush.

Ainda com Bush filho, mas já em 2005, foi a primeira vez que o esquema de segurança foi colocado em prática até mesmo nos tíquetes para chegar perto do palco montado, claro que tudo por conta do pós 11 de Setembro. Aliás, neste ano foi também o maior palco já construído em uma cerimônia de posse. Na ocasião, ele preferiu usar um terno escuro e uma gravata azul. Só para quem ainda duvidava que esta informação também constava nos arquivos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.