| Foto:

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, prorrogou por um período não definido a permanência do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford M. Sobel, importante membro do círculo de amigos do presidente George W. Bush, informou nesta quinta-feira (16) o jornal The Washington Post.

CARREGANDO :)

A publicação não indica as razões de Obama para a medida, mas aparentemente teria sido ditada por seu desejo de que Sobel continue exercendo suas funções perante o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem o novo presidente democrata espera trabalhar em torno de um plano energético regional.

Publicidade

Ex-dirigente do Partido Republicano, Sobel foi uma peça fundamental na busca de um entendimento de Lula com Bush no campo dos biocombustíveis.

Em uma reunião em Washington, há dois anos, ambos concordaram em adotar um plano piloto de ajuda ao desenvolvimento de tecnologia em vários países do Hemisfério Ocidental.

Sobel, identificado pela publicação como “um importante contribuinte” para a campanha de Bush, foi também embaixador deste na Holanda.

Os embaixadores permanecem em geral por quatro anos ou menos em seus postos. Mas quando há uma eleição presidencial, costumam renunciar antes da votação para facilitar ao novo governo uma nova escolha de seus representantes no exterior.

No caso de o novo presidente aceitar a renúncia, o encarregado de negócios assume provisoriamente as funções de embaixador até a designação do novo titular do cargo. Sobel foi nomeado por Bush em 2006 e teoricamente teria mais dois anos de serviços.

Publicidade

O jornal diz que Sobel, que tem grande capacidade na administração de empresas, poderá, pelo menos de forma imediata, desfrutar mais uma vez dos atrativos do Carnaval do Rio, na última semana de fevereiro. As informações são da Associated Press.