Quem já conhece o Tao do Trio sabe a qualidade musical que o grupo traz, desde seu surgimento em 1994. Seja no primor vocal das três cantoras que o integram (suas fundadoras Cris Lemos e Suzie Franco, e a recém-chegada ao grupo Fernanda Sabbagh) ou no cuidado de produção do renomado músico Vicente Ribeiro e na seleção de repertório, o grupo se destaca no cenário artístico local e tem reconhecimento de músicos de peso do Brasil.
Os elogios vêm desde seu primeiro CD, Uns Caetanos, de 2001, dedicado à obra de Caetano Veloso e que contou com cerca de seis mil cópias vendidas em todo território nacional, o que deu visibilidade ao grupo vocal curitibano. O Tao do Trio foi convidado pela gravadora CID Entertainment para prestar essa homenagem ao cantor baiano, o que lhe abriu os caminhos pelo Brasil.
Depois de passagens por casas de shows como o Sesc Pompéia, sala Funarte e espetáculos com grandes artistas nacionais, o grupo grava seu segundo disco, Rosa que te quero verde (2007), sendo de Cartola o repertório poético defendido – 17 sambas – em mais um belo trabalho. O lançamento oficial, no ano seguinte, acontece no teatro que faz parte da história do grupo: o Paiol.
Flor de Dor
Em 2015, o grupo resolve dedicar um álbum inteiro ao cancioneiro de uma mulher: Etel Frota, poeta que, após anos atuando na medicina, encontrou sua mais verdadeira e produtiva voz na escrita de poesias e letras de canções. Sua obra riquíssima já contou com interpretes dos mais variados, indo de Nasi e Ana Cascardo, até Maria Bethânia.
Flor de dor apresenta-se já como um buquê, alquimia de flor nas palavras de Adriana Sydor, afinal, Etel é do tipo que transforma diversos sentimentos (dores, decepções, saudades) em experiência viva da linguagem musical.
Para compor o disco, o Tao do Trio, com produção novamente de Vicente Ribeiro, trabalhou em arranjos ousados: das óperas de câmara ao batuque do Grupo Molungo, o disco surpreende do começo ao fim. Conta também com uma concepção gráfica minimalista e envolvente, assinada por Paola Faoro, e tem participações especiais do Vocal Brasileirão e de Helena Bel, ex-integrante do trio.
Essa riqueza de arranjos agora procura um meio de ser executada ao público e obtém sucesso. Também pudera: a primeira tiragem já está esgotada, antes mesmo do lançamento!
Quer mais? Para entender o que vem por aí, basta nomear alguns dos apoiadores da campanha para o show e segunda tiragem desse disco: Filipe Catto, Quarteto em Cy, MPB4, Jaime Alem, Virgínia Rosa, Lucinha Lins, Alan Romero, Zé Luiz Mazziotti, são apenas alguns dos artistas que recomendam e apoiam um show de lançamento à altura desse novo projeto.
A campanha de financiamento coletivo tem ainda alguns dias para ser apoiada. Acesse, contribua e garanta prêmios:
(Por Luciane Alves)
Página no Facebook do Tao do Trio
Quer conferir um pouco do novo trabalho do Tao do Trio? Ouça pelo Soundcloud quatro das faixas desse novo disco!