Com apenas 29 anos, sou casado e pai de dois meninos adoráveis de 15 e 10 anos. Há pelo menos três anos tento me separar, mas não consigo. Tenho saído à noite com meus amigos e voltado de madrugada na esperança de que ela peça a separação – (nunca me envolvi com outra mulher). Percebo que ela também não é feliz. Acho que ela não toma a iniciativa por causa dos filhos. Nosso casamento foi um erro. Éramos jovens demais, sem experiência, e no auge do fogo e da paixão não pensamos nas consequências. O Rafael nasceu antes de completarmos 15 anos. Assim que ela engravidou mudei para a casa dos pais dela. Nossas famílias sempre nos apoiaram e ajudaram financeiramente. Minha sogra cuidou dos meninos para que continuássemos nossos estudos – ela cursou arquitetura e eu Engenharia Elétrica – estamos bem empregados.

CARREGANDO :)

Como não conheci nenhuma garota bacana para substituí-la afetiva e sexualmente, acabo sempre voltando para casa. O que faço? (Kiko)

Em geral, a separação assusta o homem. A ruptura do vínculo e a incapacidade de manter uma família o abalam emocionalmente. Normalmente, procura partir rapidamente para outro relacionamento, porque se sente inábil para gerenciar sua vida sozinho.

Publicidade

E muitos, assim como você, pensam em primeiro encontrar uma nova companheira para ter coragem de abandonar o lar. Sinceramente, esse não é o caminho. Provavelmente pode levar você a cometer um novo erro. Talvez, até com mais sofrimento e insatisfação. Você é bastante jovem, e desde cedo, esta arcando com responsabilidades que amigos seus não possuem. Porque são solteiros, não têm filhos e estão curtindo a vida.
Vale lembrar que a vida é feita de escolhas. Em algum momento as circunstâncias o levaram a optar pelo casamento e não pode se deixar iludir por festas, noitadas e mulheres.

Sabemos que a rotina atinge a grande maioria dos casais. As chatices do dia a dia, também. Não existe relacionamento perfeito porque não somos perfeitos. E, posso lhe assegurar que 70% dos casais que se separam acabam se questionando se não deveriam ter investido mais no relacionamento. Você pode não cometer os mesmos erros num novo relacionamento. Você pode até se tornar uma pessoa melhor e tirar lições, mas também corre o risco de passar pelos mesmos problemas e descobrir que é tudo igual. Trocam-se os personagens e as histórias se repetem…

Pense bem antes de tomar qualquer atitude. Será que não existe mesmo nenhuma chance de recuperar seu casamento? Muitas vezes, é menos custoso, em todos os aspectos, investir no casamento do que numa separação. Existe a ruptura do vínculo, pensão, filhos, etc.etc. Invista no diálogo, na tentativa de entender a parceira, na forma como lidam com as diferenças e conflitos. Não esqueça que o amor é um sentimento que pode aflorar e minguar. É preciso que ambos se empenhem em nutrir esse sentimento.

Sei que não preciso lembrá-lo das suas responsabilidades de pai. Seus filhos estão entrando na adolescência e você bem sabe o que isso significa. No dia a dia percebemos que basta estar casado para se separar. Tudo muito fácil e rápido. Mas, os filhos pagam a conta em todos os aspectos. Filho quer sempre ver pai e mãe juntos. Naturalmente que em casos extremos a separação faz-se necessária. Mas, será que é este o seu caso?

Todos nós conhecemos alguém que parece ter uma vida perfeita, o amor perfeito. Também assistimos muitos filmes com histórias de amor invejáveis. Mas os relacionamentos são trabalhosos para qualquer um, não se iluda! Não existem histórias de amor perfeitas, embora haja muitas histórias de dedicação mútua e de um enorme desejo de investir para vencer as dificuldades. Todas as pessoas atravessam dificuldades para manter seus relacionamentos. Muitos casais não deixam transparecer o que se passa na intimidade e quem vê de fora aposta que o casal vive uma linda história amor. E não é fácil, mesmo quando parece…

Publicidade

Agora, se realmente optar pela separação, procure viver um tempo sozinho. Você nem imagina como isso faz bem. Conheça-se melhor e dê um tempo para você. Antes de pensar em conhecer outra pessoa, você deve encontrar-se primeiro consigo mesmo.

Siga-me no Twitter!