Tenho 33 anos e nunca tive um namoro mais sério. Todos os homens que conheci nunca passaram de casos mal resolvidos. Na verdade, mal começados e mal terminados. Nunca parei para tentar entender o acontece comigo. Sou uma mulher bonita, vaidosa e financeiramente independente.

CARREGANDO :)

No inicio do ano um fato interessante chamou minha atenção. Durante minha avaliação anual meu gerente deixou muito claro que preciso trabalhar minha falta de persistência, meus medos – ser mais corajosa na hora de encarar desafios. ”Você não aparenta ser o que realmente é”, disse.

Passei dias pensando a este respeito e conclui que existe uma correlação com a minha vida amorosa. Sempre que fui cobrada para assumir o namoro de uma forma mais séria, arrumava desculpas para cair fora. Não quero mais fingir que sou poderosa. Não quero mais passar a impressão de que não preciso de ninguém. Anseio por um relacionamento estável, mas quando me lembro das palavras do meu chefe fico insegura e não sei por onde começar… Luciana, Florianópolis/SC.

Publicidade

Toda ação resulta de uma atitude. Nossas escolhas interiores são sempre fruto das circunstâncias. Quando não podemos mudar as coisas, podemos mudar nossas atitudes para com elas.

Todas as nossas atitudes interiores, positivas ou negativas, que determinam o tipo do nosso comportamento, são aprendidas na infância com o exemplo das atitudes e comportamentos dos adultos nossos pais, familiares, professores, ao enfrentarem as dificuldades e perigos.

A liberdade do homem inclui a liberdade de tomar uma posição sobre si mesmo para enfrentar qualquer tipo de medo. O sentido da vida e os valores são as razões que motivam e movem o ser humano a adotar um determinado comportamento, como ser forte, resistir, ter coragem para continuar.

A atitude de coragem é insubstituível e indispensável, para desenvolver e defender a integridade da nossa personalidade, nos momentos difíceis. As pessoas que têm atitudes de coragem criam uma atmosfera de segurança nos seus relacionamentos pessoais, familiares ou profissionais.

O corajoso luta contra as adversidades e desafia os erros, a injustiça e sai fortalecido de uma crise transformando a própria vida positivamente.

Publicidade

A cada dia plantamos sementes daquilo que desejamos construir em nossas vidas. Escolhemos atitudes, comportamentos, conscientes ou não, e tecemos nossa colcha de retalhos do cotidiano. Passado, presente e futuro estão intimamente relacionados nesta construção. O passado é nossa história, carregada de significados e crenças que trazemos para nosso presente. O presente é o momento em que podemos dar um novo sentido e modificar nossa história, elaborando e tecendo com novas cores nossa colcha. E o futuro é onde desejamos chegar, mas também o que podemos alcançar a partir do que somos e fazemos hoje.

No entanto, percebemos diariamente que tecer nossa colcha é difícil: objetivos mal definidos e em desacordo com o que acreditamos, muitas vezes, nos levam a agir em desacordo ou de modo conflitante frente ao que somos e almejamos ter ou ser.
Deixamos de construir oportunidades de crescimento em função do conflito entre o que somos, desejamos e, na realidade, fazemos.

Que tal inicialmente procurar a sua verdade? Se o que você aparenta ser não condiz com o que você é, certamente, é porque vive criando máscaras. E máscaras nada mais são do que defesas. É uma forma de se defender da possibilidade de sofrer, de se magoar, de se entregar e não ser correspondida.

Encarar de frente os seus “fantasmas” abre a possibilidade de poder entregar seu coração, sem medo de ser feliz! Não hesite em procurar ajuda profissional.