Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto, quando ele vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar.
Então o mecânico para e pergunta:
-Ei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?
O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando. O mecânico se levanta e começa:
– Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, coloco de volta no lugar e fecho novamente. Quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo. Por que é, então, que eu ganho tão pouco e o senhor tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?
Então o cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala bem baixinho para o mecânico:
– Tente fazer isso com o motor funcionando!
Por melhor que seja a vida de alguém, sempre existirão tristezas, insatisfações e decepções com pessoas e fatos que não acontecem de acordo com o esperado.
A grama do vizinho é sempre mais verde. O outro vizinho, mesmo sem grama, ainda assim é mais feliz. Pequenos problemas irritam porque o sucesso dos outros incomoda. Quanta injustiça! O namorado da amiga é um gato. O carro do fulano é uma máquina. A ex era o máximo na cama.
A pessoa que está ao nosso lado quer ser a número 1 em nossa vida. Quem deseja recriar o passado, certamente, está procurando problemas. É muito difícil sentir-se bem tendo que seguir um modelo – ex ou uma antiga paixão. Mesmo que o caso tenha terminado há décadas o ideal é evitar qualquer tipo de comparação. Por que desejar que o outro seja aquilo que ele não é ou nunca poderá ser? O julgamento pode tornar-se precipitado ou equivocado, até porque só podemos colher aquilo que plantamos.
É preciso aceitar que somos seres únicos e que todos temos limitações. A dor e o sofrimento são inerentes à nossa condição humana. Ela também acontece na casa ao lado.
Cada um deve focar em si mesmo: nas suas escolhas, nos seus projetos, na força de vontade para progredir e andar em frente atingindo assim as metas propostas. Sem medo de construir a própria história e ser feliz à sua maneira. Sem precisar se comparar aos outros. Viver é uma dádiva. Simplesmente, viva!