Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Renan Barbosa

Renan Barbosa

Lista tríplice

STF oferece lista tríplice para Bolsonaro escolher ministro do TSE

Plenário do STF
Cabe ao STF indicar nomes de advogados para o presidente da República escolher ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Em votação secreta na tarde desta quarta-feira (26), os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) escolheram os nomes da lista que vão oferecer ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a escolha de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vaga foi aberta com a posse do ministro Sérgio Silveira Banhos em vaga titular.

Todos são advogados. Daniela Teixeira, que já foi vice-presidente da OAB do Distrito Federal, teve 10 votos. O professor de direito público Marçal Justen Filho, conhecido acadêmico brasileiro, teve 9 votos. Já Carlos Mário Veloso Filho teve 8 votos. Velloso é também subprocurador-geral da Procuradoria-Geral do Distrito e filho de Carlos Velloso, ex-ministro e presidente do STF. Outro nome que concorreu, Fabricio Mendes Medeiros teve apenas 2 votos e ficou de fora da lista.

VEJA TAMBÉM:

A vaga aberta é uma de duas que cabem apenas a advogados com mais de 10 anos de advocacia e maiores de 30 anos de idade. Tradicionalmente, o presidente escolhe o mais votado da lista, mas Bolsonaro não é obrigado a isso – apenas a escolher entre os indicados pelo STF, como prevê a Constituição. Já no caso da Procuradoria-Geral da República (PGR), a lista tríplice é apenas um costume dos procuradores.

O TSE tem sete ministros titulares e sete substitutos. Entre os sete de cada categoria, dois são escolhidos pelo presidente a partir de indicação do STF; três devem ser ministros do próprio STF; e dois devem ser ministros do STJ.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.