Se você acha que inteligência artificial (I.A.) é algo futurista ou encontrado apenas nas histórias de ficção científica, é hora de repensar. Ela já é uma realidade em nossas vidas. A 4ª revolução industrial chegou. E veio para redefinir nosso jeito de pensar, fazer, comunicar e viver.
Há uma década, vivemos a era dos telefones inteligentes e seus aplicativos. Waze, WhatsApp, Uber, redes sociais, e aplicativos de jornais, revistas, bancos e tantos outros passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia. Há uma nova (r)evolução tecnológica em curso, que vai colocar a anterior no bolso, com o perdão do trocadilho.
Segundo estudo do Bank Of America Merril Lynch, sistemas de I.A. movimentarão US$70 bilhões já nos próximos quatro anos, começando pelo setor bancário, com redução de custos, ganhos de eficiência, automação de processos e sistemas antifraude. Até 2025, o mercado de computação cognitiva deverá representar mais de US$ 2 trilhões.
De acordo com uma pesquisa recente da IBM com 525 líderes de marketing e 389 líderes de vendas de empresas globais, 64% dos executivos acreditam que suas empresas usarão I.A. nos próximos três anos e 91% acreditam que a computação cognitiva ajudará suas organizações. O Watson, plataforma de solução cognitiva da empresa, já é usado por cerca de 1 bilhão de pessoas. Sim, 1 bilhão de pessoas!
Sabendo ou não, você já deve ter sido atendido por um sistema de computador que simula um ser humano – como chatbots, Siri ou Google Assistente – mas inteligência artificial é muito mais do que isso. Ela veio para revolucionar nossas vidas e os negócios. O Bradesco, por exemplo, já usa o IBM Watson em seu call center e em todas as suas 5.650 agências no país para ajudar os atendentes e gerentes a responderem mais de 200 mil perguntas sobre os produtos e serviços do banco.
Outra realidade já presente são empresas, organizações e marcas investindo em uma comunicação personalizada com seus clientes. Hoje, já é possível responder de forma específica às necessidades das pessoas e de pequenos grupos e não apenas de forma genérica à grande massa. A consultoria de soluções cognitivas Nexo, parceira da IBM no país, já faz isso para empresas como Whirlpool, Vertiv, Smiles e até mesmo o Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo. Recentemente, em uma feira de lançamento do primeiro caminhão elétrico da Volkswagen, a Nexo implementou uma solução de I.A. para que o público pudesse conversar com o novo modelo da montadora. Isso mesmo, conversar com o caminhão.
E você e o seu negócio, estão prontos para a revolução?
-
Aprovação da reforma tributária confirma força do “trator” de Lira e das frentes parlamentares
-
Sem formalização, motoristas de aplicativos poderão pagar 26,5% de imposto
-
Defesa de Bolsonaro pede acesso à delação de Cid usada no caso das joias
-
São Paulo, BH, Rio e Recife têm mais eleitores de direita que de esquerda, aponta Datafolha
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF