O cristianismo é a base da civilização ocidental. Isso independe de fé ou mesmo das pessoas se considerarem religiosas| Foto: MOHAMED EL-SHAHED/AFP or licensors
Ouça este conteúdo

A pergunta que me fazem com mais frequência é: o que você acha que vai acontecer? Me perguntam isso em relação ao Brasil e ao mundo. Geralmente respondo: não faço a menor ideia. Mas existem alguns pontos que precisamos entender, para que não passemos nossas vidas oscilando entre a apatia e a histeria. Seguem aqui sete reflexões que podem nos ajudar a entender o momento atual da nossa civilização.

CARREGANDO :)

1- O cristianismo é a base da civilização ocidental. Isso independe de fé ou mesmo das pessoas se considerarem religiosas. Ao longo de séculos as ideias centrais dos cristãos – a igualdade de todos perante Deus, o dever de amar o próximo, a ideia da vida humana como sagrada e a família como núcleo da sociedade – passaram a fazer parte dos fundamentos da nossa vida. Dessas ideias derivam a moral, a ética e até as bases do ordenamento jurídico. A sugestão de que é possível a convivência, nas democracias ocidentais, com sistemas religiosos e morais radicais e obscurantistas – por exemplo, sistemas que relegam a mulher a um papel inferior, que pregam intolerância religiosa e que consideram a autoimolação como uma benção suprema – tende, ao longo do tempo, a minar os fundamentos da nossa civilização.

Comemos pão quente porque o padeiro precisa ganhar dinheiro para sobreviver. Pare de colocar suas esperanças na política. Coloque-as em você mesmo, na sua família e amigos, e em Deus

Publicidade

2- A civilização moderna tem outros dois pilares importantes: o uso da lógica na solução de problemas e a aplicação da meritocracia como princípio organizacional. Esses dois pilares estão sob ataque do progressismo. Meritocracia significa recompensar melhor e dar as melhores posições hierárquicas àqueles que têm maior mérito. Se você trabalhou mais e conseguiu resultados melhores, você terá mais recompensas do que aquele que não se esforçou e não realizou tanto quanto você. Acabe com meritocracia e o mundo será comandado por incompetentes selecionados por critérios arbitrários e ideológicos que não garantem a prosperidade, e podem até mesmo ameaçar nossa sobrevivência como espécie.

3- Estamos vivendo, no planeta inteiro, um ataque ao que chamamos de civilização ocidental. Quase todas as democracias estão sofrendo esse ataque. Portanto, é impossível que qualquer medida tomada no Brasil resolva essa questão. Nenhuma eleição brasileira, por mais favorável que seja, vai acabar com esse fenômeno. Não há a lei que resolva isso. É preciso reverter um processo global que já dura décadas. Isso exige esforço, tempo, conhecimento e organização. Fenômenos como o extremismo ambiental, a ideologia de gênero e o racismo do bem precisam ser combatidos no mundo inteiro. Há países – como Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, por exemplo – onde o problema já atingiu um estágio muito mais grave que aqui. Felizmente, a vitória de Donald Trump mostrou que o pensamento liberal e conservador tem potencial não apenas para sobreviver, mas para vencer esse confronto.

4- A história é feita de ciclos. Às vezes as coisas estão bem, às vezes as coisas estão mal. Nada é permanente. A história não é uma caminhada sempre para frente, um processo no qual tudo sempre melhora. A humanidade dá alguns passos para a frente e depois dá outros passos para trás. Estamos vivendo uma época de crise. Ela vai passar, e outras virão. O ritmo com o qual as épocas ruins e boas se alternam está fora de nosso controle.

5- Há uma frase famosa, cujo autor esqueci, que diz que todo mundo acha que está vivendo na época mais importante da história. Será que estamos realmente vivendo em uma fase decisiva para a humanidade, ou vivemos apenas em uma época como qualquer outra, sem significado especial?

6– A maior parte dos acontecimentos relevantes não vira notícia. Boa parte das notícias não tratam de acontecimentos relevantes. Muitas coisas acontecem nos bastidores que nunca chegam ao nosso conhecimento. O que nós, cidadãos comuns, conseguimos ver, é apenas um pequeno recorte da realidade – um recorte que é, muitas vezes, cuidadosamente selecionado para produzir determinado efeito. Muitas dos temas que dominam a pauta da mídia durante semanas não passam de cortinas de fumaça. Não esqueça disso: há muita coisa importante que acontece e que nunca chega ao nosso conhecimento. E disso: a maior parte do tempo da mídia é gasto discutindo temas com pouca relevância na vida real.

Publicidade

7- A política jamais trará a solução de todos os problemas. Mesmo no melhor cenário possível, a política é apenas um instrumento – extremamente imperfeito e naturalmente corrupto – para distribuir o poder. A solução da maioria dos problemas vem do esforço de indivíduos e grupos, motivados por vocação, pelo desejo de melhorar de vida, por empreendedorismo ou – em casos raros - por altruísmo. Não comemos pão quentinho de manhã porque o padeiro resolveu “construir um mundo melhor”. Comemos pão quente porque o padeiro precisa ganhar dinheiro para sobreviver. Pare de colocar suas esperanças na política. Coloque-as em você mesmo, na sua família e amigos, e em Deus.

Feliz Natal!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]