O ex-governador do Paraná Beto Richa será o novo presidente estadual do PSDB. O martelo foi batido nesta terça-feira (1º) em reunião da Executiva nacional do partido, que decidiu pela montagem de uma comissão provisória para comandar o PSDB do Paraná após a renúncia do deputado estadual Paulo Litro, que presidia a sigla no estado. A Executiva nacional aguarda, agora, a definição dos demais membros para anunciar toda a nova comissão provisória, o que deve ocorrer até o próximo dia 15.
RECEBA notícias do Paraná no seu WhatsApp
Pré-candidato a deputado federal, Richa assume o partido para tentar viabilizar um palanque forte ao presidenciável tucano, João Doria, no Paraná; construir a candidatura de Cesar Silvestri Filho para o Governo do Estado; e reorganizar a chapa de candidatos a deputado estadual e federal, visto que dois dos três deputados estaduais tucanos devem deixar o partido na janela partidária de março.
O próprio Paulo Litro e o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, deixarão a sigla. Traiano anunciou que irá para o PSD, do governador Carlos Massa Ratinho Junior, enquanto Litro disse à coluna que aguardará o período da janela para definir sua nova legenda. Os dois deputados, apoiadores do governador, entraram em rota de colisão com o partido após a filiação de Cesar Silvestri Filho, que deixou a presidência estadual do Podemos para se tornar pré-candidato ao governo pelo PSDB.
Richa estava fora da política desde 2018. Naquela oportunidade, foi derrotado nas eleições para o Senado, após ter sido preso no meio da campanha em operações da Polícia Federal e do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em desdobramentos da Operação Lava Jato. Passou quase três anos longe dos holofotes, dedicando-se apenas à sua defesa nos processos. No ano passado, já havia ensaiado o retorno ao tabuleiro político, passando a dar expediente no diretório do PSDB de Curitiba, a rodar o estado em conversas com lideranças do interior e a participar dos eventos públicos relacionados às prévias presidenciais tucanas.
Procurado pela coluna, Richa disse, através de sua assessoria, que não comentaria o assunto até que assuma formalmente a presidência do partido.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
Lula busca ‘apoio VIP’ no exterior para impor censura aos críticos do governo; acompanhe o Sem Rodeios
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná