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Enquanto o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e o secretário de infraestrutura, Sandro Alex, saíram com discurso comedido das reuniões que tiveram em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e com o ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas, o próprio presidente já considera a questão do pedágio do Paraná “praticamente resolvida”. O presidente citou a conversa com Ratinho Junior durante o lançamento do programa “Gigantes do Asfalto”, para caminhoneiros autônomos.
“Estive com o Ratinho no dia de ontem, bati um papo com ele. Hoje, ele já despachou com o Tarcísio. Está praticamente resolvida a questão dos pedágios no Paraná, que é um assalto à mão armada. Com o trabalho eficiente do Tarcísio e o bom entendimento do Ratinho, está praticamente resolvido isso aí”, disse o presidente, que anunciou que nas concessões rodoviárias federais não haverá cobrança de pedágio do motociclista.
Ratinho Junior e Sandro Alex estiveram em Brasília no início da semana. Reuniram-se com Bolsonaro na segunda-feira, no Palácio do Planalto, de onde saíram com a sinalização de que o presidente iria se envolver diretamente na questão, orientando o ministro da Infraestrutura a atender à demanda do Paraná, que quer a alteração do modelo híbrido, proposto pelo governo federal, por um modelo de menor tarifa com caução.
Na terça-feira, a comitiva do Governo do Estado esteve com o ministro Tarcísio de Freitas, mas não saiu da reunião com uma definição sobre a modelagem de pedágio, apenas com a promessa de que, “como o presidente Bolsonaro pediu, a questão será resolvida levando em consideração as reivindicações do Paraná”.
O Ministério da Infraestrutura está na fase final de elaboração do relatório de audiência pública: um documento com respostas a todas as mais de 5 mil sugestões enviadas na audiência pública sobre o novo modelo de concessões, encerrada em 5 de abril. Após este relatório, os projetos dos seis lotes de concessões serão submetidos ao Tribunal de Contas da União (TCU) para homologação e autorização da publicação dos editais. Fonte no Ministério da Infraestrutura comentou que uma alteração na modelagem, neste momento, representaria uma grande reviravolta no projeto que vem sendo construído há dois anos e está em fase final.
A partir da reunião entre Ratinho Junior e Tarcísio de Freitas, ficou estabelecido que nesta fase conclusiva do desenho da proposta de edital os técnicos do Ministério da Infraestrutura trabalharão em contato direto com a equipe da Secretaria de Estado da Infraestrutura, para incorporar proposições defendidas pelo governo do Paraná.
O Ministério também já admite enviar ao TCU as minutas de editais de forma fracionada, em blocos de dois ou três lotes, à medida que forem sendo concluídos os projetos, uma vez que os 3,3 mil km de rodovias paranaenses a serem licitados estão divididos em seis lotes.