Ouça este conteúdo
Pela terceira vez nos últimos 30 dias, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) estará no Paraná. Bolsonaro volta ao estado nesta sexta-feira (03) para visitar Umuarama e Foz do Iguaçu. A agenda do presidente prevê vistoria de obras que estão sendo viabilizadas com recursos federais através de investimentos da Itaipu Binacional.
Receba as notícias do Paraná no whatsapp
Em Umuarama, o presidente confere o andamento da revitalização da Estrada da Boiadeira (BR-487), que liga o Noroeste do Paraná ao estado do Mato Grosso do Sul. Com 80% das obras concluídas, a estrada recebeu R$ 232,8 milhões em investimentos da usina binacional.
Já na fronteira, a obra a ser inspecionada é a da Ponte da Integração, a segunda ponte de ligação entre Foz do Iguaçu e o Paraguai. Com 82% das obras concluídas, faltam 100m para que os lados brasileiro e paraguaio da ponte se encontrem no vão central. A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. O custo total da obra, também custeada por Itaipu, é de R$ 323 milhões.
Bolsonaro esteve no Paraná há menos de duas semanas, quando participou, no dia 21 de maio, da Marcha para Jesus, em Curitiba, ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Dez dias antes, ele esteve em Maringá, em visita à Expoingá, feira agropecuária da região. As duas últimas visitas de Bolsonaro ao estado foram marcadas por bastidores políticos. Em Maringá, o presidente declarou que seu pré-candidato ao Senado no Paraná é o deputado federal Paulo Martins (PL). Em Curitiba, Bolsonaro recebeu declaração de apoio à reeleição por parte do governador Ratinho Junior. A visita do presidente é articulada por seu líder na Câmara, o deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP) e, mais uma vez, as conversas políticas deverão dominar a agenda extraoficial de Bolsonaro no Paraná. O governador Ratinho Junior ainda não confirmou se, desta vez, acompanhará a passagem do presidente pelo estado.