O deputado federal Luciano Ducci (PSB/PR) apresentou projeto de lei que obriga a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19 para a entrada no Brasil. De acordo com o texto, a medida vale para brasileiros e estrangeiros vindos do exterior por fronteiras aéreas, terrestres, fluviais ou marítimas. A proposta de Ducci sugere que a obrigatoriedade do passaporte sanitário seja mantida até que a Organização Mundial da Saúde declare o fim da emergência sanitária.
Luciano Ducci, que é médico, defende a vacinação em massa para conter o avanço da doença sem que as fronteiras com outros países sejam fechadas. “Nem todos os países estão conseguindo cumprir as metas de vacinação previstas, o que tem levado ao surgimento de novas variantes do vírus, bem como o aumento de casos pelo mundo”, sustenta o parlamentar. Na justificativa do Projeto de Lei, o ex-prefeito de Curitiba defende que este controle por vacinação é a maneira mais eficaz para evitar a proliferação de novas variantes.
“É necessário encontrarmos uma forma de diminuir a transmissão do vírus em território nacional e, por consequência, o contágio das pessoas. Por outro lado, não podemos fechar as fronteiras do Brasil para o mundo, uma vez que a circulação de pessoas e mercadorias é importante para a retomada da atividade econômica”, explica.
A exigência já foi adotada em outros lugares do mundo como Estados Unidos, Argentina e Espanha, que exigem a vacinação completa daqueles que chegam ao país, incluindo brasileiros que viajam para fora do Brasil.
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
Recém-operado, Lula aproveita alta hospitalar para alfinetar mercado financeiro; acompanhe o Sem Rodeios
“Extremamente grave”, diz médico de Lula sobre sangramento e risco de morte
Indústria pede que Lula vete “jabutis” que encarecem conta de luz em 9%
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná