A Assembleia Legislativa derrubou, em votação no plenário nesta quarta-feira (10), o veto do Poder Executivo ao projeto que proíbe o aumento da tarifa dos pedágios enquanto o cronograma de obras não for cumprido pelas concessionárias. O projeto de lei 345/2019 é de autoria de Luiz Fernando Guerra (PSL).
As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Foram registrados 49 votos contrários e apenas um favorável durante a sessão. Com a decisão, o documento agora será reenviado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para que seja promulgado. Se isso não ocorrer em 48 horas, o presidente da Alep será o responsável pela promulgação.
A proposta já tinha sido aprovada em março do ano passado no Legislativo, entretanto, o governo do Estado não sancionou a matéria alegando que ela seria ilegal "na medida em que altera unilateralmente o equilíbrio econômico-financeiro do contrato; atribuindo às concessionárias a responsabilidade de assumir custos não previstos anteriormente".
Entretanto, ao contrário da justificativa apresentada no veto do governo, a redação do PL 345/2019 prevê que a determinação só terá efeito a partir de novos contratos de concessão, assinados a partir da entrada em vigor da lei sancionada, não impactando nos processos atuais.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná