A formação do novo secretariado do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) está sendo cuidadosamente articulada com foco nas eleições municipais de 2024 e, até, na própria sucessão de Ratinho, em 2026. E um cargo estratégico é nova Secretaria das Cidades, atual Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O cargo, que já foi ocupado pelo próprio Ratinho Junior, no governo Beto Richa (PSDB) dá bastante visibilidade ao ocupante, pois lhe coloca em contato direto com prefeitos e vereadores e atuando em obras estruturantes nos municípios.
A pasta deverá ser ocupada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) assim que ele encerrar seu mandato no comando da capital, ao final de 2024. Ou antes, caso ele decida renunciar para dar alguns meses de prefeitura a seu vice, Eduardo Pimentel (PSD), candidato natural a sucedê-lo.
E, de acordo com duas importantes fontes do Palácio Iguaçu, Ratinho Junior já deixou a cargo de Greca a indicação do nome que irá assumir a secretaria neste início de segundo mandato, para que essa pessoa, de confiança do prefeito de Curitiba, já prepare a estrutura da pasta para as ações que Greca pretende implementar para também se viabilizar como candidato a governador.
E o nome indicado é o do próprio Eduardo Pimentel, que segundo as fontes, assumiria a pasta até o momento de trocar de posto com Greca.
Toda essa articulação passou, inclusive pela eleição do presidente da Câmara, uma vez que, com o vice-prefeito ocupando um cargo no Executivo estadual, será o chefe do Legislativo municipal, Marcelo Fachinello (PSC), eleito nesta quarta-feira, 21, quem assumirá a prefeitura em caso de ausência temporária de Greca. Com isso, a articulação na Câmara foi para que a presidência da Casa não caísse nas mãos de um potencial adversário de Pimentel em 2024, como Pier Petruzziello (PP).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná