A última pesquisa Ibope antes da votação deste domingo mostra crescimento do candidato do PDT, Goura Nataraj, que assumiu, pela primeira vez, a segunda posição na corrida eleitoral, com 10% das intenções de voto. O candidato registrou crescimento constante no comparativo das três pesquisas Ibope, dobrando sua pontuação, de 5% em 06 de outubro para os 10% deste sábado (em 22 de outubro ele alcançou 8%). O problema que só o crescimento do pedetista não será suficiente para levar a eleição para o segundo turno. Ele precisaria que os demais 14 candidatos também subissem na pesquisa e, principalmente, que Rafael Greca (DEM) perdesse eleitores. Greca, no entanto, foi o segundo candidato que mais cresceu em relação à pesquisa anterior, saindo de 46% para 48% das intenções de votos, indicando um quadro de vitória no primeiro turno, com 56% dos votos válidos.
Outros candidatos de oposição a Greca, que precisam somar votos para levar a eleição para o segundo turno, pouco movimentaram o quadro, com alguns, até, perdendo intenções de voto. Fernando Francischini (PSL) oscilou de 8% para 7% no comparativo das duas últimas pesquisas; João Arruda (MDB) subiu de 3% para 4%; Christiane Yared (PL) baixou de 5% para 4% e Carol Arns manteve-se com 3%.
Outro candidato que registrou crescimento foi Dr. João Guilherme (Novo). Ele ganhou mais um ponto percentual nesta última pesquisa e chegou a 3%, depois de largar com apenas 1% das intenções de voto. Paulo Opuszka (PT), Professor Mocellin (PV), Marisa Lobo (Avante), Camila Lanes (PC do B) e Zé Boni (PTC) continuam com 1%, enquanto Letícia Lanz (PSOL), Diogo Furtado (PCO) e Professora Samara (PSTU), não atingiram 1%.
O índice de indecisos, trunfo dos adversários de Greca para tentar levar a eleição para o segundo turno, também vem caindo: de 10% para 7% nas três pesquisas, assim como o de votos brancos e nulos, de 15% para 8%.
Com isso, nos votos válidos, a forma como o Tribunal Regional Eleitoral contabiliza os números finais da eleição, Greca tem 56% das intenções de voto, enquanto a soma de seus adversários atinge 44%. Com mais de 50% dos votos válidos neste domingo, o prefeito está reeleito para mais quatro anos de mandato.
Metodologia da pesquisa Ibope
A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A. / TV Paranaense, Rede Paranaense e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-05712/2020. Foram ouvidos 805 eleitores entre os dias 12 e 13 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião