A pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira mostra o prefeito Rafael Greca (DEM) consolidado na liderança das intenções de voto para a prefeitura de Curitiba, com 46%, e aponta que, se a eleição fosse hoje, ele estaria reeleito em primeiro turno, com 56,8% dos votos válidos. Mesmo assim, os números do novo levantamento foram comemorados por seus adversários, que seguem alimentando a esperança de segundo turno e viram a diferença do atual prefeito para a soma dos outros 15 candidatos diminuir de 20 para 11 pontos percentuais em duas semanas, no comparativo com a pesquisa do mesmo instituto divulgada em 06 de outubro.
Há duas semanas, Greca tinha 47% das intenções de voto. Oscilou, dentro da margem de erro (3 pontos para mais ou para menos) para 46%, mas viu as intenções de voto em seus adversários subirem (também dentro da margem de erro). Todos os outros 15 candidatos somavam, em 06 de outubro, 27%, 20 pontos a menos que o atual prefeito. Nesta quarta, a soma dos adversários de Greca chegou 35%, 11 pontos a menos que o candidato à reeleição.
Na contagem dos votos válidos, o que é considerado na apuração do Tribunal Regional Eleitoral, Greca baixou de 62,6% para 56,8%. Com mais de 50% na votação de 15 de novembro, ele estará eleito em primeiro turno.
Se não conseguiram tirar votos de Greca, seus adversários, ao menos, conseguiram conquistar parte dos eleitores indecisos e, até, dos que pretendiam anular o voto. O número de indecisos caiu de 10% para 8% e o de eleitores que declararam voto em branco ou nulo, de 15% para 11%.
Goura (PDT) foi o candidato que mais cresceu entre as duas pesquisas, subindo de 5% para 8% (no limite da margem de erro). Fernando Francischini (PSL), Christiane Yared (PL) e Carol Arns (Podemos) cresceram dois pontos percentuais. João Guilherme (Novo) e Letícia Lanz (Psol) somaram um ponto a mais que na pesquisa anterior.
A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 805 eleitores de Curitiba entre 20 e 22 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PR-01535/2020. A pesquisa de 6 de outubro, também encomendada pela RPC, ouviu 602 eleitores de Curitiba entre os dias 4 e 5 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação PR - 08260/2020.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná