Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roger Pereira

Roger Pereira

A política do Paraná em primeiro plano

Volta pra casa

Com derrota de Mabel Canto, deputados tomam 11 x 0 na tentativa de virar prefeito

Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Dálie Felberg/Alep)

Ouça este conteúdo

As eleições municipais deste ano marcaram derrotas importantes de deputados estaduais e federais paranaenses que concorreram às prefeituras de sua cidade. Depois do fracasso de 10 deputados candidatos em 15 de Novembro, Mabel Canto (PSC) poderia ser a única deputada eleita, mas acabou derrotada por Professora Elizabeth (PSD) no segundo turno da eleição de Ponta Grossa, no último domingo. Será a primeira vez neste século que a Assembleia Legislativa ou a bancada federal paranaense não terão sua composição alterada por conta de renúncia de algum deputado para assumir uma prefeitura.

Receba as principais notícias do Paraná por mensagem, no smartphone

Da Câmara Federal, três deputados disputaram as eleições municipais deste ano. Boca Aberta (Pros), em Londrina, Christiane Yared (PL) em Curitiba e Evandro Roman (Patriota) em Cascavel. O que teve melhor desempenho foi Boca Aberta, segundo colocado em Londrina, mas com apenas 7,27% dos votos válidos.

Da Assembleia Legislativa, oito deputados tentaram a sorte nas urnas neste ano, sete como candidatos a prefeito e Boca Aberta Junior (Pros) como candidato a vice-prefeito de seu pai. Goura (PDT) e Fernando Francischini (PSL) não tiveram força para levar a eleição de Curitiba para o segundo turno, sendo derrotados pelo prefeito reeleito Rafael Greca (DEM). Também foram derrotados pelo atual prefeito, sem ameaçar a reeleição em primeiro turno, os deputados Tiago Amaral (PSB), em Londrina, Homero Marchese (Pros) e Dr. Batista (PMN), em Maringá, e Márcio Pacheco (PDT) em Cascavel.

Nas eleições de 2016, Leonaldo Paranhos (PSC) foi eleito prefeito de Cascavel e Chico Brasileiro (PSD) de Foz do Iguaçu. Vários outros ex-deputados fizeram em anos anteriores o caminho do parlamento para o executivo municipal, como Marcelo Rangel (Ponta Grossa), César Silvestri Filho (Guarapuava), Luiz Carlos Setim (São José dos Pinhais), Augustinho Zuchi (Pato Branco), Edgar Bueno (Cascavel), Professor Luizão (Pinhais), Barbosa Neto (Londrina) e Péricles Mello (Ponta Grossa), entre outros.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.