Ouça este conteúdo
A pesquisa do Instituto Opinião divulgada na semana passada mostrou que os candidatos ao Senado das chapas majoritárias dos dois principais concorrentes ao Governo do Estado e à Presidência da República ainda não conseguiram “colar” nos seus grandes cabos eleitorais. Apesar de o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) estarem pedindo votos para Paulo Martins (PL), seus eleitores têm declarado que votarão em Sergio Moro (União). Do outro lado, enquanto a federação PT/PV/PCdoB de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Roberto Requião (PT) tem Rosane Ferreira (PV) candidata ao Senado, a maioria dos eleitores tem declarado voto em Alvaro Dias (Podemos).
Em cruzamento de dados feito a pedido da Gazeta do Povo, o Instituto Opinião mostrou que, entre os entrevistados que declararam voto em Bolsonaro, 28% disseram que votarão em Moro para o Senado; 17% em Alvaro Dias e apenas 15% em Paulo Martins, o candidato do presidente. Já entre os que responderam que votarão em Lula para a Presidência da República, 49% têm Alvaro Dias como o candidato preferido ao Senado; 13% disseram que votarão em Moro e 8% em outros candidatos, incluindo Rosane Ferreira, que fez apenas 2% na pesquisa de intenção de votos para o Senado.
No cruzamento com as intenções de voto para governador, o cenário é semelhante: 31% dos eleitores de Ratinho Junior declararam voto em Sergio Moro, 27% em Alvaro Dias e 12% em Paulo Martins. Entre os eleitores de Requião, a preferência é por Alvaro Dias (66%), enquanto Sergio Moro tem 9% e outros (incluindo Rosane), 8%.
“Esse cruzamento indica que a eleição para o Senado ainda pode variar bastante, porque os candidatos a presidente e a governador ainda não estão transferindo o potencial de intenção de votos que podem transferir para seus candidatos. A candidatura da federação PT/PV/PcdoB ao Senado ainda é bastante desconhecida e também é importante lembrar que a pesquisa foi feita antes da visita do presidente a Curitiba e seu comício, ao lado do governador, pedindo votos a Paulo Martins”, analisou o diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres.
Metodologia da pesquisa citada
A pesquisa eleitoral feita com recursos próprios pelo Instituto Opinião entrevistou 1,2 mil pessoas, em 52 municípios, entre os dias 28 e 30 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, sob o registro na Justiça Eleitoral com os números PR-09894/2022 e BR-03073/2022.
Por que a Gazeta publica as pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link, além de reportagens sobre o tema.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.