Assim que confirmada a morte do ex-governador Jaime Lerner, na manhã desta quinta-feira (27), lideranças políticas do Paraná e de outros estados começaram a se manifestar nas redes sociais destacando o legado do arquiteto e urbanista no planejamento urbano e na gestão pública:
Darci Piana, vice-governador do Paraná: "Esta quinta-feira inicia com a triste notícia do falecimento do ex-governador Jaime Lerner. Ser humano de uma enorme grandeza e bondade, Jaime Lerner é referência mundial em urbanização, a partir de sua inovadora gestão como prefeito de Curitiba, em seus três mandatos. O Paraná perde um dos maiores homens públicos de sua história. À família, meus sinceros sentimentos".
João Doria, governador de São Paulo: "O Brasil perde um grande homem público, extraordinário arquiteto e urbanista. A morte do ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, comove a todos. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos".
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul: Com a morte de Jaime Lerner, o Brasil perde um urbanista e gestor público que viveu de forma plena o verdadeiro sentido da política: transformar a vida das pessoas. Além de melhorar as cidades, foi um pensador original de políticas públicas. Que a dor dos familiares possa ser confortada pela certeza de que a obra do Jaime Lerner é eterna, como a transformação que proporcionou na orla de Porto Alegre, mudando para sempre o cartão postal da nossa Capital.
Cida Borghetti, ex-governadora do Paraná: “Dias tristes. O Paraná perdeu hoje Jaime Lerner. Um homem à frente do seu tempo. Um Urbanista visionário e um político arrojado. Reconhecido internacionalmente, Lerner deixou marcas que transformaram Curitiba e o Paraná. Com ele tive a honra de ser a primeira mulher a chefiar o escritório do Paraná em Brasília. Obrigada, meu grande amigo, pela oportunidade, pelas palavras sempre amáveis e pelos sábios conselhos. Meus sentimentos a Andrea, Ilana e a todos os familiares”.
Gustavo Fruet, ex-prefeito de Curitiba: "Sentimentos e solidariedade à família. E o reconhecimento, em especial, como ex-prefeito de nossa capital, do legado em diferentes áreas e da identidade de Curitiba".
Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre: "Lamento profundamente a morte de Jaime Lerner, um dos maiores urbanistas da história do Brasil, que ajudou a transformar a cara de Porto Alegre com a revitalização da Orla do Guaíba. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo paranaense".
Oriovisto Guimarães, senador: “Jaime Lerner foi mais que um grande arquiteto e urbanista. Foi mais que um grande prefeito e governador. Jaime tinha a capacidade de nos inspirar. Ele pegava um pedaço de papel e um lápis e expunha uma grande ideia. Ele contaminava a todos com sua criatividade. Mas do que capaz de sonhar com um cidade e um mundo melhor, ele era capaz de realizar esses sonhos. Nós que o conhecemos e que tivemos o privilégio de conviver com ele, continuaremos a encontra-lo todos os dias, pelo resto de nossas vidas. Ele estará sempre em cada rua, em cada praça e em cada parque de Curitiba.”
Gleisi Hoffmann, deputada federal, presidente nacional do PT: “Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Jaime Lerner, ex-governador do PR e ex-prefeito de Curitiba. Arquiteto consagrado, deixou um legado importante na capital, reconhecido internacionalmente por obras e transporte público inovador. Solidariedade aos familiares”.
Rubens Bueno, deputado federal (Cidadania/PR): "Faleceu aos 84 anos o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. Sua grande obra está ligada ao urbanismo, planejamento e transporte urbano, reconhecido mundialmente!"
Luizão Goular, deputado federal: “Uma perda lastimável. Jaime Lerner foi prefeito de Curitiba por 3 vezes e governador do PR, por 2 gestões. O arquiteto ficou internacionalmente conhecido por causa do sistema integrado de transporte público da capital. Deixa um legado a todos nós. Meus sentimentos aos familiares.”
Joice Hasselmann, deputada federal: “O Brasil perdeu hoje um gênio da arquitetura e urbanismo, o paranaense, meu amigo querido Jaime Lerner. Jaime sempre foi um homem doce, de boa conversa e incrível inteligência. Certa vez, ele me disse que o que mais amou na vida foi ser prefeito de Curitiba, cargo q ocupou três vezes. Jaime também foi governador do Paraná duas vezes, mas o q ele amava mesmo era pensar as cidades. A bela Curitiba tem muito do olhar genial de Jaime Lerner. Ele deixou sua marca em diversas cidades do país e do mundo. Fará muita falta. Minha solidariedade à família.”
Guto Silva, secretário da Casa Civil do Governo do Paraná: “O Paraná está em luto! Faleceu hoje Jaime Lerner, ex-governador do estado e ex-prefeito de Curitiba, um grande nome da política do nosso estado. Transformou a nossa capital com seus projetos. Em sua gestão como governador implementou o anel de integração e atraiu grandes indústrias tornando o Paraná um polo automobilístico. Uma grande e triste perda! Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos! Descanse em paz, Jaime Lerner”.
Sergio Moro, ex-ministro da Justiça: “Triste o falecimento do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner. Minha solidariedade aos familiares. Como arquiteto, urbanista e gestor, fez de Curitiba uma referência positiva mundial.”
Luis Carlos Heinze, senador pelo Rio Grande do Sul: Faleceu o urbanista e arquiteto Jaime Lerner. Ele mudou a maneira como enxergamos as nossas cidades. Devolveu aos gaúchos o cartão postal do Guaiba com o projeto da nova orla. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Fica um grande legado.
Vanessa Grazziotin, ex-senadora pelo PCdoB do Amazonas: “Homenagens à Jaime Lerner! Um dos maiores urbanistas do mundo Prefeito de Curitiba 3 vezes e 2 governador do Paraná. Fez de Curitiba a capital modelo do país em urbanismo. Em 2018, foi eleito o 2º urbanista contemporâneo mais influente do mundo pela revista americana Planetizen”.
Fernando Francischini, deputado estadual: “Notícia triste nesta manhã sobre a morte do ex-governador do Paraná Jaime Lerner. Arquiteto de formação, prefeito por três vezes de Curitiba, deixou um legado especial de obras que lhe garantiram prestígio internacional e mais qualidade de vida à população. Nossos sentimentos à família”.
Arilson Chiorato, deputado estadual: “Mesmo em campos políticos diferentes, é inegável a contribuição de Jaime Lerner ao urbanismo brasileiro e mundial. Meus sentimentos à família”.
Requão Filho, deputado estadual: “Morreu Jaime Lerner, fez parte da história política de Curitiba e do Paraná. Meus sentimentos à família.”
Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba: “É com tristeza que recebo a notícia da morte de Jaime Lerner. Curitibano, acima de tudo, personagem da história paranaense e urbanista reconhecido internacionalmente. Seu legado permanece, pois o desenho que a capital tem até hoje carrega as suas digitais. Lerner deixou sua marca na história e fez com que Curitiba fosse conhecida em todo o mundo como referência em urbanismo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a toda a gente de Curitiba.”
Professor Euler, vereador de Curitiba: "Muito obrigado, Jaime Lerner! O Coração Curitibano amanheceu mais triste! Meus sentimentos aos amigos e familiares".
Eder Borges, vereador de Curitiba: "Jaime Lerner foi certamente o primeiro político que tenho lembrança pois quando eu era criança ele era prefeito. Sempre foi referência para mim pela forma que estruturou nossa cidade, o que fez dele e de Curitiba mundialmente famosos".
Osias Moraes, vereador de Curitiba: "Obrigado Jaime Lerner, deixou um grandioso legado!".
Alexandre Leprevost, vereador de Curitiba: “Curitiba amanheceu mais triste. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Jaime Lerner. Que Deus conforte o coração de todos nesse momento difícil”.
Pier Petruzziello, vereador de Curitiba: “Foi o gênio de Curitiba, o coração curitibano, a arquitetura urbana desejada e colocada em prática, transformou Curitiba, nos colocou no mapa do mundo. Sem dúvida uma grande perda! Obrigado, Lerner!”
Maria Letícia, vereadora de Curitiba: “Perdemos Jaime Lerner, mas não seu legado. Que sua contribuição para Curitiba continue sendo uma inspiração para todas e todos que buscam novos olhares para a vida nas cidades. Meus sentimentos à família e aos amigos.”
Professor Mocellin, historiador, candidato a prefeito de Curitiba em 2020: “Jaime Lerner o mais importante de todos os prefeitos de Curitiba. Ele tinha uma frase: ‘Nada me dá mais prazer do que transformar o feio em belo’. E é assim que ele agia, transformando um problema em solução. Um exemplo é a Pedreira Paulo Leminski. Uma pedreira abandonada é uma coisa feia e repare no que ele a transformou. Ele também transformou Curitiba numa cidade exemplo no que diz respeito às questões ambientais. Jaime Lerner afirmava que a cidade boa era a cidade que fosse boa para a maioria da população. Então, podemos dizer, sem receio, que existiu uma Curitiba antes de Jaime Lerner e uma após Jaime Lerner. É óbvio que toda a gestão pode sofrer críticas, reparos, porque ninguém tem a pretensão de ser perfeito, mas ele foi um grande prefeito, é uma referência internacional. Ele fez história."
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná