Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roger Pereira

Roger Pereira

A política do Paraná em primeiro plano

Eleições 2022

PT admite mudar vice de Requião e, de olho no PDT, mantém vaga ao Senado em aberto

Convenção do PT lançará Roberto Requião ao governo (Foto: Eduardo Matysiak / PT)

Ouça este conteúdo

Mesmo com Ricardo Gomyde (PDT) tendo sido lançado ao Governo do Paraná por Ciro Gomes, na convenção nacional do partido, o PT ainda acredita que pode atrair o PDT para a chapa de Roberto Requião (PT) no estado. Por isso, o partido deixará em aberto a candidatura ao Senado na convenção estadual que realiza neste sábado (22), junto com as duas outras siglas que formam a federação partidária, PV e PC do B. Por conta dessas articulações de última hora, o candidato a vice de Requião também pode ser alterado, com Hermas Brandão (PV) podendo abrir a vaga a um novo aliado já no evento desta semana.

“O PT continua conversando com o PDT. O Gomyde é pré-candidato ainda, então, até o dia 5 de agosto, pode haver tratativas que mudem essa situação. Não é uma porta fechada e, por isso, deixaremos a vaga do Senado em aberto, porque continuamos em tratativas com o PDT”, disse o presidente estadual do PT, deputado Arilson Chiorato.

“Caso o Gomyde permaneça candidato, nós entenderemos. Todo partido nasceu para ter candidato nas eleições. Eles têm um candidato a presidente, é uma opção natural que tentem construir a candidatura própria ao governo para criar esse palanque. Respeitamos isso. Mas eles têm o mesmo objetivo que nós, que é derrotar Bolsonaro e Ratinho Junior. Então, se não ocorrer agora, estaremos juntos no segundo turno”, emendou.

Sobre o vice, Chiorato também citou a possibilidade de alteração. “Hermas Brandão está colocado como vice, mas tem mais pessoas querendo [o posto]. Dependendo de como andar o processo, e a gente trazendo mais partidos para a coligação, ele pode deixar de ser vice e assumir a coordenação da campanha. Ele se colocou à disposição para isso”, disse. Dentro do PT, o nome de Jorge Samek é trabalhado como opção para a chapa.

Acostumado a fazer grandes eventos em suas convenções, com discursos das principais figuras e presença maciça da militância, o PT fará, neste sábado, um encontro fechado e de forma híbrida, com participação online dos delegados do interior. “Optamos por esse formato para resolvermos as questões práticas e burocráticas, para produzirmos os documentos legais que a legislação exige e homologar as candidaturas. Depois, no dia 13, faremos um grande evento de lançamento das candidaturas, com Lula, Requião, todos os candidatos e toda a militância”, explicou o presidente do partido.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.