O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) oficializaram, nesta quinta-feira (17) o pedido para que a capital paranaense passe a ser um centro de emissão de visto para entrada nos Estados Unidos. O pedido foi feito diretamente ao embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, que visitou o Paraná para a formalização de um acordo de cooperação.
Cadastre-se e receba notícias do Paraná pelo WhatsApp
A intenção é a criação, em Curitiba, de um Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASVs). Hoje, para se obter um visto de entrada nos Estados Unidos, o viajante paranaense precisa se deslocar para São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou Recife. “Temos interesse em também conceder essa permissão, melhorando as condições para o cidadão que mora no Paraná. Tanto aqueles que querem ou precisam viajar para os Estados Unidos quanto aqueles que precisam vir para cá”, afirmou o governador.
Para Greca, as relações de turismo e comércio entre a capital paranaense e o país da América do Norte justificariam a existência. “Hoje os curitibanos precisam se deslocar até São Paulo para fazer a solicitação”, disse, reforçando o pedido do governador.
O embaixador dos Estados Unidos se mostrou solícito ao pleito paranaense e prometeu encaminhá-lo para as autoridades do setor. “Peço que se planejem, pensem na possibilidade de uma parceria para a diminuição de custos, com um ambiente compartilhado, por exemplo, ou a disponibilidade do serviço em alguns dias da semana. Façam a proposta que me comprometo a encaminhar”, afirmou Chapman.
Não é só “adeus, Disney”: como o dólar alto afeta sua vida e a economia
Alexandre de Moraes transforma liberdade de Daniel Silveira em nova punição; acompanhe o Sem Rodeios
PEC de deputados que corta o triplo de gastos ainda busca assinaturas para tramitar
Preço da carne deve subir de novo, e por um bom tempo
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná