O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) enviou, nesta terça-feira (06) mensagem à Assembleia Legislativa indicando seu secretário de Desenvolvimento Urbano, Augustinho Zucchi para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Zucchi ocupará a cadeira deixada vaga pela aposentadoria do conselheiro Nestor Baptista.
A indicação de Zucchi ainda depende da aprovação da Assembleia Legislativa, com a abertura de uma comissão especial e sabatina do indicado, mas é questão de mera formalidade, uma vez que a vaga aberta é de indicação do governador. Nestor Baptista completaria 75 anos (idade para a aposentadoria compulsória no Tribunal) em julho de 2023, mas antecipou sua aposentadoria, abrindo a vaga para Zucchi, depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a vaga aberta com a aposentadoria de Artagão de Mattos Leão fosse ocupada por Maurício Requião, anulando ato do então governador Beto Richa (PSDB) que suspendeu a nomeação de Maurício há 13 anos.
Ex-prefeito de Pato Branco e exs-deputado estadual, Zucchi aproximou-se de Ratinho nas eleições de 2018, quando era uma das principais lideranças do PDT e teve participação direta na decisão do ex-senador Osmar Dias de não disputar o Governo do Estado. Mas ele só foi integrar o governo neste ano, já com a promessa de indicação para o TCE, quando, filiado ao Podemos, ocupou a vaga aberta por João Carlos Ortega, que assumiu a Casa Civil após a desincompatibilização de Guto Silva (PP) para disputar as eleições. Zucchi tem 60 anos, devendo ficar por 15 no Tribunal.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná