O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) esteve mais uma vez em Brasília para tratar das novas concessões de estradas do Paraná. O governador, o secretário de Infraestrutura Sandro Alex e sua comitiva foram recebidos pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para debater os detalhes do novo pedágio paranaense. Esperava-se que desta reunião sairia uma definição sobre os valores de aporte de garantia que serão exigidos das empresas participantes do leilão, mas a decisão ficou para a próxima semana.
“Apresentaram-nos números, vamos analisar”, resumiu Sandro Alex logo após a reunião. “A reunião foi bastante positiva e a solução está bem encaminhada, a definição, provavelmente, ocorrerá até o final da próxima semana”, informou à coluna a assessoria de imprensa do Ministério da Infraestrutura.
Ratinho Junior esteve em Brasília há pouco mais de um mês, onde tratou da questão do pedágio diretamente com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, posteriormente, com o ministro Tarcísio de Freitas. Por imposição do presidente, o ministro, apesar de ter resistido bastante, abriu mão de seu modelo híbrido de leilão, com limite de desconto em 17% da tarifa base proposta no edital.
O modelo está definido como leilão por menor tarifa, sem limite de desconto, mas com um aporte de garantia crescente em proporção ao desconto ofertado. Os critérios deste aporte (quais valores, a partir de que percentual de desconto será exigido e em que escala crescerá) são os detalhes que ainda precisam ser definidos. Desde o dia 21 de maio, quando o governador anunciou a alteração no modelo de pedágio, técnicos do governo do Paraná e do Ministério da Infraestrutura trabalham nestes cálculos, que serão determinantes para a competitividade do leilão e o potencial do desconto alcançado.
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