Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roger Pereira

Roger Pereira

A política do Paraná em primeiro plano

Pandemia

Vereadores votam fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em Curitiba

Câmara de Curitiba
Câmara Municipal de Curitiba terá convocação extraordinária para discutir fim da obrigatoriedade do uso da mácara (Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A Câmara Municipal de Curitiba convocou para a próxima quarta e quinta-feira duas sessões extraordinárias para votar um projeto que revoga sete itens da lei municipal de enfrentamento à pandemia em que constam a obrigatoriedade do uso de máscara nas ruas e nos estabelecimentos comerciais da cidade. Nesta terça-feira (15), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em primeira discussão, a revogação da lei estadual que obriga o uso de máscara no estado.

“Considerando o momento atual da pandemia, e com o objetivo de garantir a segurança jurídica na flexibilização do uso de máscaras em Curitiba, decidimos dar celeridade nestas discussões aqui na Câmara Municipal. Esta definição foi feita em sintonia e após diálogo com a secretária de Saúde, Márcia Huçulak, e com a secretaria de governo”, esclarece Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, que assinou as convocações extraordinárias.

A intenção de flexibilizar o uso de máscaras em Curitiba, tanto ao ar livre, quanto nos ambientes internos, constava em projeto de lei dos vereadores Ezequias Barros (PMB), Eder Borges (PSD), Pastor Marciano Alves (Republicanos) e Osias Moraes (Republicanos), protocolado na semana passada. Contudo, ao ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (15), foi aprovado um substitutivo do relator Marcelo Fachinello (PSC), orientado pela Procuradoria Jurídica da Casa. Segundo Fachinello, o substitutivo visa revogar os artigos da Lei nº 15.799, de 5 de janeiro de 2021, que impunham sanções administrativas aos cidadãos que não usarem máscara fora de suas residências e aos empresários que não realizarem o controle das máscaras dentro de seus estabelecimentos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.