O deputado federal paranaense Paulo Martins (PSC) foi confirmado, nesta quinta-feira (13), como presidente da Comissão Especial que vai discutir a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, proposta pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), que torna obrigatória a impressão do voto para que seja possível auditar o resultado das urnas eletrônicas, a "PEC do Voto Impresso".
Relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Martins deu parecer favorável à PEC, afirmando que o voto impresso se faz cada vez mais necessário. “Em tempos em que as instituições são colocadas à prova, dar credibilidade ao processo eleitoral é fundamental para a democracia. É mentira que queremos a volta das cédulas de papel. O que se quer é garantir que a urna eletrônica emita um comprovante para que seja possível uma auditoria futura, sem risco ao sigilo do voto”.
A aprovação na comissão é o último passa antes de a PEC ser votada no plenário Para Martins, o debate está aberto. “Todo brasileiro que quer eleições confiáveis, com resultados confiáveis, independente de quem quer que esteja concorrendo, apoia o projeto”.
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná