| Foto:

Ainda sobre as moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, a Seção Achados&Perdidos, exclusiva do blog, bateu às portas da Casa da Moeda: atrás de informações.

CARREGANDO :)

Ei-las:

– As primeiras moedas, curiosamente, não eram empregadas como meio de troca corrente, mas como uma forma eficiente de guardar prata e ouro maciço. A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Fundada em 8 de março de 1694, acumula mais de 300 anos de existência. Foi criada no Brasil Colônia pelos governantes portugueses para fabricar moedas com o ouro proveniente das minerações. Na época, a extração de ouro era muito expressiva no Brasil e o crescimento do comércio começava a causar um caos monetário devido à falta de um suprimento local de moedas.

Publicidade

Fim das moedas estrangeiras

Ainda da CMB:

– Um ano após a fundação, a cunhagem das primeiras moedas genuinamente brasileiras foi iniciada na cidade de Salvador, primeira sede da CMB, permitindo, assim, que fossem progressivamente substituídas as diversas moedas estrangeiras que aqui circulavam. Em 1695, foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.000, 2.000 e 4.000 réis, em ouro, e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis, em prata, que ficaram conhecidas como a “série das patacas”.

Moeda de prata, a pataca valia 320 réis.

Beronha, estupefato:

Publicidade

– Só isso? Andaram metendo a mão?…

ENQUANTO ISSO…