Retomando a conversa de ontem, Natureza Morta recorreu ao escritor Otto Lara Resende – “O Retrato na Gaveta”, 1962, e “O Braço Direito”, 1963, disponíveis na biblioteca da mansão da Vila Piroquinha. Otto era também um grande frasista. É dele a que se segue:
– A crase não foi feita para humilhar ninguém.
Ou seja, este é o país dos doutores, mas, como a crase, o diploma não foi inventando para humilhar ninguém. O diploma, o cargo, o poder, a posição social, o dinheiro.
Faltou o taquígrafo
Ainda de Otto: segundo Nelson Rodrigues, a grande obra de Otto Lara Resende era a conversa. “Deviam pôr um taquígrafo atrás dele e vender suas anotações em uma loja de frases”, segundo o dramaturgo.
Otto, por sua, vez preferia se apresentar como jornalista:
– Sou um especialista em idéias gerais. Sei alguns minutos de muitos assuntos. E não sei nada.
E o metrô, quando chega?
A construção do metrô em Curitiba voltou a ser assunto até em boteco de bairro onde a turma, referindo-se ao precário transporte coletivo, ainda diz que vai pegar “o cipó das 10” ou esperar o “cipó das 11”. Beronha quis saber há quanto tempo existe o metrô de São Paulo. Natureza consultou seus alfarrábios: 37 anos.
– Mas é bem posterior ao de Buenos Aires, o primeiro da América Latina, inaugurado em 1913 – acrescentou.
Acrescentou e não resistiu, citando uma declaração que diz tudo e mostra o descompasso de certas coisas no Brasil em relação ao mundo exterior.
Apesar das quase 4 décadas, em São Paulo o Metrô possui apenas 74,3 km para atender uma população de 11.253.503 de habitantes. E cresce a um ritmo inferior a 2 km/ano. Quando chega a isso. Quando começou a circular, São Paulo tinha 6 milhões de habitantes.
A informação é do sindicalista Eduardo Pacheco, diretor da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), que, aliás, não deixou por menos:
– Estamos construindo uma solução para o passado.
Em homenagem a Otto Lara Resende, Natureza decidiu instituir e conferir o troféu Frase da Semana para o sindicalista.
ENQUANTO ISSO…
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT