A vida é uma sucessão de mancadas. Algumas maiores, outras, menores, mas sempre mancadas. A máxima é de Natureza Morta. No dedo de prosa junto à cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha, contou para o professor Afronsius alguns episódios que confirmam sua teoria. Parte deles faz parte da rotina de Beronha.
Um exemplo: quando da morte de um figurão do bairro, foi à casa do falecido (“sempre corre um cafezão com bolo ou salgadinhos”).
Na saída, fez questão de cumprimentar a viúva:
– Parabéns pelo velório. Estava ótimo!
Casos e casos
As mancadas, no entanto, não são privilégio do cidadão comum. A lista de gafes de presidentes é extensa, começando pela clássica bola fora:
– Povo da Venezuela!
Silêncio total. Aí o mandatário visitante é informado que acabou de desembarcar na Colômbia.
Há também, no registro da visita do presidente Harry Truman ao Brasil, em 1947, a famosa troca de cumprimentos com o presidente Dutra.
– How do you do, Dutra?
– How tru you tru, Truman?
Sem esquecer a atribuída ao segundo general que virou presidente de plantão, por conta da ditadura civil-militar de 64. Durante visita a uma capital, em vê uma placa: “Em obras”.
Apressa-se em cumprimentar os operários pela empresa estatal, a Emobrás.
Do mesmo presidente de plantão, agora em um estaleiro para a cerimônia de lançamento de um navio. Como autoridade máxima, recebe uma garrafa de champanha, para ser quebrada no casco da embarcação, como manda o figurino.
Não sabe o que fazer. Um “aspone” sai em seu socorro e cochicha: quebre no casco, no casco, excelência. Ato contínuo, o general levanta o pé e desfere uma certeira garrafada no solado da bota.
E tem ainda a do maridão que aparece em casa fora do horário tradicional. Faz a saudação “amor, amor, cheguei”. Sem ter resposta, pergunta à diarista:
– Onde está a patroa?
– Na cama.
– Ah, entregue aos braços de Morfeu…
– Pra falar a verdade, doutor, eu não sei o nome daquele gajo que está lá…
Quase sentando praça
De saideira, o alistamento militar: quando se apresentou para a inspeção de saúde, no quartel do Rec-Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), Berono e mais um bando de marmanjos ficaram numa sala. Fazia frio, piso mais gelado ainda.
Ordem do sargento: tirem a roupa!
Foi um strip-tease geral, mas um rapazola manteve as meias.
Levou bronca:
– Está grávido?
Gargalhada geral.
ENQUANTO ISSO…