A vida é uma sucessão de mancadas. Algumas maiores, outras, menores, mas sempre mancadas. A máxima é de Natureza Morta. No dedo de prosa junto à cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha, contou para o professor Afronsius alguns episódios que confirmam sua teoria. Parte deles faz parte da rotina de Beronha.
Um exemplo: quando da morte de um figurão do bairro, foi à casa do falecido (“sempre corre um cafezão com bolo ou salgadinhos”).
Na saída, fez questão de cumprimentar a viúva:
– Parabéns pelo velório. Estava ótimo!
Casos e casos
As mancadas, no entanto, não são privilégio do cidadão comum. A lista de gafes de presidentes é extensa, começando pela clássica bola fora:
– Povo da Venezuela!
Silêncio total. Aí o mandatário visitante é informado que acabou de desembarcar na Colômbia.
Há também, no registro da visita do presidente Harry Truman ao Brasil, em 1947, a famosa troca de cumprimentos com o presidente Dutra.
– How do you do, Dutra?
– How tru you tru, Truman?
Sem esquecer a atribuída ao segundo general que virou presidente de plantão, por conta da ditadura civil-militar de 64. Durante visita a uma capital, em vê uma placa: “Em obras”.
Apressa-se em cumprimentar os operários pela empresa estatal, a Emobrás.
Do mesmo presidente de plantão, agora em um estaleiro para a cerimônia de lançamento de um navio. Como autoridade máxima, recebe uma garrafa de champanha, para ser quebrada no casco da embarcação, como manda o figurino.
Não sabe o que fazer. Um “aspone” sai em seu socorro e cochicha: quebre no casco, no casco, excelência. Ato contínuo, o general levanta o pé e desfere uma certeira garrafada no solado da bota.
E tem ainda a do maridão que aparece em casa fora do horário tradicional. Faz a saudação “amor, amor, cheguei”. Sem ter resposta, pergunta à diarista:
– Onde está a patroa?
– Na cama.
– Ah, entregue aos braços de Morfeu…
– Pra falar a verdade, doutor, eu não sei o nome daquele gajo que está lá…
Quase sentando praça
De saideira, o alistamento militar: quando se apresentou para a inspeção de saúde, no quartel do Rec-Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), Berono e mais um bando de marmanjos ficaram numa sala. Fazia frio, piso mais gelado ainda.
Ordem do sargento: tirem a roupa!
Foi um strip-tease geral, mas um rapazola manteve as meias.
Levou bronca:
– Está grávido?
Gargalhada geral.
ENQUANTO ISSO…
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia