Como se sabe, existe o tal de amigo secreto. E o inimigo secreto. O primeiro, como também se sabe, só ataca no Natal. O outro, a qualquer dia do ano. Embalado pela sessão maldade.
Por conta do comportamento nada expansivo, até mesmo retraído, o professor Afronsius é vítima permanente de inimigos secretos. Exagero? Nem um pouco. Basta ver a coleção de camisetas que acumula em casa. Todas iguais e da mesma procedência: a Disney.
Irascível diante do “irrascível”
Natureza Morta, que teve a rara oportunidade de privar da intimidade do vizinho de cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha, conta que, a tal camiseta, é pura molecagem dos inimigos e até de alguns amigos secretos.
– São vistosas camisetas com o desenho do Grumpy. E a mensagem All Grumpy – All the time…
– Grampo? Quem é esse cara? – interveio Beronha.
– Grumpy, o nosso Zangado, personagem do desenho Branca de Neve e os Sete Anões, baseado em conto dos Irmãos Grimm. Lá, para os americanos, é resmungão. Aqui, foi traduzido para zangado.
A brincadeira toda, especula Natureza, talvez tenha origem num breve diálogo que o professor Afronsius travou com um colega de trabalho, que, a certa altura, o chamou de irrascível…
– Irrascível, jamais! Irascível, sempre. Principalmente nesse caso.
No fim do ano, o colega recebeu de presente do amigo secreto um dicionário do Aurélio. Com um bilhete: “E espero que no novo ano ocorra a sua aguardada ascenção funcional”. Pura maldade do remetente.
Antes só do que irritado
Sentindo-se sitiado, o professor Afronsius tomou uma solene decisão: só conversa com algumas pessoas, as que têm coisas a lhe acrescentar. Daí ter aberto mão, solenemente, de encarar determinados grupos, grupelhos e aglomerações.
Tanto que passou a evitar até o elevador do prédio. Tanto o social como o de serviço. Só vai de escada. Descendo ou subindo.
– Isso é bom, caminhar faz bem… – comentou Beronha, nosso anti-herói de plantão, tentando apoiar o professor.
– Pode ser. Ocorre que eu moro no 12° andar. O retorno ao lar, doce lar não é fácil. Valeria medalha. Ouro, prata e bronze.
Corre à boca pequena que o professor detesta tanto o barulho que, no quartel do 20 RI, o melhor momento era o do toque de silêncio.
Mas, mantendo a devida distância, o professor Afronsius amanhece muito mais Zangado (ou Grumpy) na segunda-feira. Principalmente quando o seu time perde.
– Consta que o meu prezado vizinho é Palmeiras… – arrematou Natureza.
ENQUANTO ISSO…