Como se sabe, existe o tal de amigo secreto. E o inimigo secreto. O primeiro, como também se sabe, só ataca no Natal. O outro, a qualquer dia do ano. Embalado pela sessão maldade.
Por conta do comportamento nada expansivo, até mesmo retraído, o professor Afronsius é vítima permanente de inimigos secretos. Exagero? Nem um pouco. Basta ver a coleção de camisetas que acumula em casa. Todas iguais e da mesma procedência: a Disney.
Irascível diante do “irrascível”
Natureza Morta, que teve a rara oportunidade de privar da intimidade do vizinho de cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha, conta que, a tal camiseta, é pura molecagem dos inimigos e até de alguns amigos secretos.
– São vistosas camisetas com o desenho do Grumpy. E a mensagem All Grumpy – All the time…
– Grampo? Quem é esse cara? – interveio Beronha.
– Grumpy, o nosso Zangado, personagem do desenho Branca de Neve e os Sete Anões, baseado em conto dos Irmãos Grimm. Lá, para os americanos, é resmungão. Aqui, foi traduzido para zangado.
A brincadeira toda, especula Natureza, talvez tenha origem num breve diálogo que o professor Afronsius travou com um colega de trabalho, que, a certa altura, o chamou de irrascível…
– Irrascível, jamais! Irascível, sempre. Principalmente nesse caso.
No fim do ano, o colega recebeu de presente do amigo secreto um dicionário do Aurélio. Com um bilhete: “E espero que no novo ano ocorra a sua aguardada ascenção funcional”. Pura maldade do remetente.
Antes só do que irritado
Sentindo-se sitiado, o professor Afronsius tomou uma solene decisão: só conversa com algumas pessoas, as que têm coisas a lhe acrescentar. Daí ter aberto mão, solenemente, de encarar determinados grupos, grupelhos e aglomerações.
Tanto que passou a evitar até o elevador do prédio. Tanto o social como o de serviço. Só vai de escada. Descendo ou subindo.
– Isso é bom, caminhar faz bem… – comentou Beronha, nosso anti-herói de plantão, tentando apoiar o professor.
– Pode ser. Ocorre que eu moro no 12° andar. O retorno ao lar, doce lar não é fácil. Valeria medalha. Ouro, prata e bronze.
Corre à boca pequena que o professor detesta tanto o barulho que, no quartel do 20 RI, o melhor momento era o do toque de silêncio.
Mas, mantendo a devida distância, o professor Afronsius amanhece muito mais Zangado (ou Grumpy) na segunda-feira. Principalmente quando o seu time perde.
– Consta que o meu prezado vizinho é Palmeiras… – arrematou Natureza.
ENQUANTO ISSO…
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado