• Carregando...
Antes do drible da vaca
| Foto:

Quem “inventou” o sequestro de avião? Há quem garanta: brasileiros. Assim, na história da aviação, nossa notável contribuição não se limitou a Santos Dumont. Algo como o drible da vaca no futebol. A questão foi levantada pelo professor Afronsius, após ler a edição deste mês da sempre recomendável Revista de História da Biblioteca Nacional.
Está lá, no Dossiê Aviação, em texto de Hélio Higuchi, arquiteto e coautor de M4 Sherman no Brasil, Editoria C&R, 2008, o episódio batizado de revolta de Aragarças, com desfecho em Goiás. Piratas do ar, a estreia.

Um Constellation da Panair

Foi em 1959, quando da eclosão de um movimento de oficiais da FAB e civis. “Os revoltosos tomaram vários aviões de transporte Douglas C-47 da FAB, bem como aviões civis, incluindo um quadrimotor Lockheedd Constellation da Panair do Brasil, sequestrado durante um voo com 38 passageiros”. Alguns historiadores, sublinha a RHBN, “consideram este o primeiro sequestro aéreo do mundo”.
O cenário: “Ao fim da segunda guerra, a FAB estava mais bem estruturada, mas faltava a paz interna”. Já em 1956, “uma ala descontente com eleição de Juscelino Kubitschek à presidência deu início a uma revolta militar”, a revolta de Jacareacanga, Pará. Anos depois, viria a revolta de Aragarças, agora com o já tenente-coronel Haroldo Veloso, anistiado por JK no entrevero de Jacareacanga. Nesta época era major.

E o almirante levou a pior

Aproveitando a deixa, Natureza Morta atacou de guerra de guerrilhas. Também consta que o Brasil, caso não tenha sido o pai da criança, esteve perto. Um dos precursores. Ver o livro Guerra de Guerrilhas, de Gondin da Fonseca, editora Fulgor, março de 1963. Escreveu ele:
– Por volta de 1644-45, a situação do Brasil era aflitiva porque a maior potência do mundo ocidental, a Holanda, de posse do Recife, ameaçava espalhar-se, dali, para todo o Norte e Nordeste. Foi então, no Arraial Novo do Bom Jesus, a 1.º de janeiro de 1646, que o negro Henrique Dias, o índio Antônio Filipe Camarão e o português João Fernandes Vieira concertaram planos para que suas forças de guerrilheiros se aliassem contra o holandês. Dai, até, a origem o Exército Brasileiro.
– Era a guerra de surpresas e emboscadas.
– Que o diga o almirante Johan van Dorth. Nomeado governador da Bahia pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, descuidou-se e, sem a guarda pessoal, achando-se dono do pedaço, pois, afinal, era terra de índio, acabou morto numa emboscada pelo capitão Francisco Padilha, perto do Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat, encerrou Natureza, para um estupefato Beronha.

ENQUANTO ISSO…


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]