Decidido a acompanhar o beisebol e até arriscar alguns comentários, um amigo do professor Afronsius seguiu o caminho mais indicado. Começar pelo bê-á-bá: as regras do tal jogo. De cara, descobriu que:
– Jogo de futebol, como todos sabem, leva 90 minutos, em dois tempos. Sem contar algum desconto aplicado pela arbitragem, por supuesto. Mas, ao contrário do futebol e alguns outros esportes, o beisebol não tem uma duração predefinida: tudo dependerá de um número de eliminações (27). Desse modo, as partidas podem pular de uma hora e meia para até seis horas de pancadas (na bola), aplausos e correrias.
No primeiro caso, o das eliminações, esclarece um especialista em beisebol: é que temos um time muito superior ao outro. No segundo caso, há um equilíbrio muito grande.
Lembra o jogo de taco?
Fundamental também é conhecer o campo do beisebol. Um quadrilátero com 27,4 metros de lado. Em cada quina do campo há uma placa, chamada base. De certo modo, o beisebol apresenta alguma semelhança com o jogo de taco, bem mais conhecido no Brasil. O objetivo é acertar a bola arremessada. No caso de rebatida correta, correr em volta do campo, tocando nas quatro bases que demarcam os cantos.
– Simples, não?
De cenho atilado, Beronha fez cara feia e discordou:
– É muita coisa pra minha cabeça. Vou voltar a jogar botão.
E se mandou antes de terminar a primeira aula sobre beisebol.
ENQUANTO ISSO…
Deixe sua opinião