(Re)descobrindo o Brasil sem sair do lugar. Você conhece ou já ouviu falar de Arvorezinha? Pois é, recentemente, caminhando pelo bairro do Juvevê, professor Afronsius anotou mentalmente a placa de um veículo daquela cidade.
Arvorezinha, Rio Grande do Sul. Fica a 477 km de Curitiba. E não é que, ao ir serrar um chimarrão na casa de um vizinho, foi brindado com uma erva-mate 100% nativa, a Ki Mate, “a única erva à altura do seu mate”? Sem adição de açúcar e sem conter glúten, a Ilex Paraguariensis é produzida e embalada pela empresa Deusa do Mate, que fica no km 61 da Rodovia RS 332, Linha Pinhal Queimado, em Arvorezinha, por supuesto.
– O melhor chimarrão que já tomei. Suave, supimpa! – comemorou.
“Um cenário mágico”
Arvorezinha fica numa montanha, a 750 metros de altitude e, segundo o site da prefeitura local, compõe “um cenário mágico de filme de distantes aldeias italianas, um cartão postal no arco da montanha, ou uma terna tela de Guignard”. O brasileiro Alberto da Veiga Guignard (1896-1962).
Pelo censo de 2010 do IBGE, tem 10.225 habitantes, “ao pé de um majestoso morro manchado de hortênsias. No seu cume, uma bela igreja histórica e uma figueira (que lhe dá o nome) velam a saga e os sonhos de uma cultura portuguesa, italiana e outras, comprometida profundamente, com seu desenvolvimento em múltiplas direções”.
“A pátria distante e presente”
Mas não só de erva-mate vive Arvorezinha. Cresce por conta da agropecuária, da cerâmica, do basalto, agropecuária, e oferece ao visitante diferenciados doces caseiros. “Dentro das casas e da alma os fogões estão acesos. E sabores especiais são servidos com o aroma de pátria distante e presente”. Promove além da Festa da Erva Mate, o Natal no Morro, entre outras festividades.
Arvorezinha teve como primeiro habitante Lino Figueira, que se estabeleceu na região por volta de 1900. Grande parte da população descende de imigrantes italianos advindos das cidades de Antônio Prado, Veranópolis, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi, que começaram a se estabelecer na região no início do século XX.
– E quem nasce em Arvorezinha, o que é?
– Arvorezinhense.
ENQUANTO ISSO…
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada