A chuvarada dos últimos dias em Curitiba forçou Natureza Morta a suspender o dedo de prosa com o professor Afronsius, vizinho de cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha.
Buscou refúgio do anexo 2 da biblioteca. No reencontro com Afronsius e Beronha, quando, aproveitando o intervalo comercial, o Sol fez breve aparição, portava algumas anotações.
– Apenas curiosidades – justificou. O famoso agente secreto criado por Ian Fleming em 1953 poderia ter ido para a cadeia antes de virar um sucesso.
Quem foi
Conforme as anotações do solitário da Vila Piroquinha, um dos crimes que abalaram a realeza britânica, em 1974, envolveu Richard John Bingham, o lorde Lucan.
Em litígio com a ex-mulher, pela guarda dos filhos, acabou assassinando Sandra Rivett, babá das crianças, enquanto a esposa escapava com graves ferimentos. O caso, embora tudo apontasse para o culpado, levou 30 anos para ser “resolvido”. A paixão do lorde pelas cartas e gamão o levou a se aproximar de executivos do cinema. Daí para um teste para interpretar James Bond foi um passo. Não foi aprovado. Ainda bem.
Viraram o agente 007, pela ordem: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.
– Sean Connery foi, de longe, o melhor deles – acrescentou o professor Afronsius – fã de Bond desde O Satânico Dr. No, lançado em 1962.
Beronha, nosso anti-herói de plantão:
– Já pensou o assassino, em big close, fazendo a clássica apresentação “meu nome é Bond, James Bond”? O cinema viria abaixo.
Já no Brasil…
Outra anotação de Natureza: pesquisa do Ibope, no dia 2 de setembro de 1961 (sim, já existia Ibope naquela época), apontava maciço apoio do carioca a João Goulart.
Segundo a coleção de fascículos A Ditadura Militar no Brasil, da revista Caros Amigos, apenas 9% dos consultados eram contra a posse do vice-presidente. Ou seja, 91% queriam Jango presidente. “Praticamente 10 a 1 pró-Jango”. Como a pesquisa, realizada no então Estado da Guanabara, “refletia a tendência do resto do país, os inimigos de Jango pesaram isso na balança e ele tomou posse cinco dias depois”.
Mas a orquestração para o golpe continuaria. E deu no que deu.
– Nem o verdadeiro James Bond impediria o golpe.
– É, até porque o MI-16 não iria combater a CIA…
ENQUANTO ISSO…