Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Braçadas para a fama

Acompanhando a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, professor Afronsius deixou escapar:

– Bem lembrado.

Referia-se ao programa A Caminho dos Jogos, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), distribuído diariamente pela Radioagência Nacional, com apresentação de Eurico Tavares. O bem lembrado: ao abordar os Jogos de 1924, em Paris, citou Tarzan como um dos destaques.

– Tarzan, o rei das selvas do gibi? – atalhou o espantado Beronha.

– Ele mesmo, mas, na verdade, ainda o futuro rei das selvas.

Em Paris, Johnny Weismuller ganhou 3 medalhas de ouro: nos 100 e 400 metros nado livre e no revezamento 4×100 livres, além de uma medalha de bronze jogando polo aquático. Mais tarde, faria sucesso no cinema, com 12 filmes no papel de Tarzan.

Nosso herói nasceu em Freidorf, na Romênia, na época território do Império Austro-Húngaro. Sua família emigrou para os Estados Unidos quando Johnny tinha 7 meses de idade.

Antes de entrar para o cinema, Weissmuller colecionou cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, batendo 67 recordes mundiais de natação. Ganhou 52 campeonatos nacionais, tornando-se um dos melhores nadadores de todos os tempos.

Sucesso também nas telas

Foi em 1934 que passou a interpretar Tarzan, personagem de Edgar Rice Burroughs. Foram doze filmes como o homem macaco, com o famoso grito que ecoava pela selva, paralisando bichos e outros seres vivos.

Depois, na Columbia, virou o Jim das Selvas, isso entre 1948 e 1955. Foram dezesseis filmes ao todo. Em 1955, a série foi para a TV. Mas já não era o mesmo, por supuesto. Aí, retornou ao cinema em pequenos papéis, nos anos 1970. Johnny Weismuller (1904-1984) morreu em Acapulco, México, vítima de edema pulmonar.

ENQUANTO ISSO…

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.