– A tropa está pronta para marchar rumo a Curitiba e tomar conta do Largo da Ordem.
Beronha levou um susto, até que explicaram: são os tropeiros. E o convite foi enviado por Carlos Solera, historiador, coordenador do Projeto Tropeiro Brasil, consultor em turismo rural e cultural e presidente da NATA – Núcleo de Amigos da Terra e Água -, mas, antes de tudo, um amigo:
– No próximo dia 18, domingo, no Memorial Curitiba, a partir das 10 horas, será comemorado o Dia do Tropeiro de Curitiba. Embora a data comemorativa oficial ao Dia do Tropeiro de Curitiba seja em 19 de setembro, por acerto no agendamento de espaço, estaremos fazendo este evento no dia anterior.
Ainda do Solera:
– Não poderei estar presente, por viagem para Belo Horizonte, mas o coração fica aqui, vibrando por mais este resgate de todos nós. Convidem outros amigos para aumentar a comitiva. Tenho certeza que farão um grande pouso tropeiro de amizade e muita cultura.
O gabinete do vereador Jorge Bernardi, autor do projeto de lei instituindo a comemoração, irá providenciar cópias da Carta Tropeira de Curitiba, para distribuição aos participantes da festa.
ENQUANTO ISSO…