Inaugurado quarta-feira, em Brazópolis, Minas Gerais, o Observatório do Pico dos Dias – com equipamento russo de altíssima tecnologia. A montagem teve início no ano passado, tornando-se agora o mais avançado em funcionamento no Brasil. Com 75 centímetros de abertura, terá campo de visão mais abrangente e será capaz de mapear área maior que qualquer outro instalado em solo brasileiro.
O telescópio será voltado para o monitoramento de lixo espacial e para diagnosticar possíveis colisões com a Terra, com outros detritos espaciais e com satélites, conforme matéria de Léo Rodrigues, da Agência Brasil. Pelo acordo entre o Brasil e a Roscosmos, a agência espacial russa que se comprometeu a fazer investimento estimado em R$ 10 milhões.
Um telescópio similar opera há alguns anos em território russo. Havia, no entanto, necessidade de parceiros do Hemisfério Sul. No Brasil, é claro, foram encontradas condições favoráveis no Pico dos Dias. Na fase de testes, o telescópio foi capaz de detectar cerca de 200 detritos espaciais em uma única imagem.
Já aqui por baixo…
Saindo do espaço. E o lixo aqui na Terra? Segundo a Agência Lusa, os principais predadores dos oceanos têm forma: forma de garrafas, sacos ou tampas. De plástico, por supuesto. Relatório da organização Surfrider mostrou o grau de poluição em cinco regiões da França e Espanha. Assustador.
No ano passado, a ONG realizou o primeiro censo de resíduos que poluem as praias e apontou: todos os dias, isso mesmo, todos os dias, 8 milhões de toneladas de lixo acabam no oceano.
Ao saber disso, até o Beronha ficou indignado:
– Depois de transformar o mundo numa enorme lixeira, eis que chegamos ao espaço sideral. Depois dele, onde vamos parar?
ENQUANTO ISSO…
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião