Cada vez mais ratinho de Pavlov, aquele que agia por reflexo condicionado, o cidadão de hoje vive ao sabor e no embalo de mensagens as mais estranhas e estímulos piores ainda. Ao ouvir o solitário da Vila Piroquinha, Beronha quis saber que rato era esse. Parente do Mickey? Nem de longe. Muito menos de Sigmund, o esperto, rápido e inesquecível ratinho do Pasquim.
Foi em 1928 que Ivan Petrovitch Pavlov, um russo da região central, estudou o reflexo, um movimento inconsciente que independe do cérebro. Diante de certas reações fisiológicas, elaborou sua teoria.
Ontem e hoje
Depois de uma breve circulada pela cidade, Natureza Norta ficou matutando sobre o que observou e o que propunha o médico polonês Ludwig Lazarus Zamenhof (1859-1917). O esperanto, a língua criada por ele como “instrumento de comunicação e integração entre os povos”. O desafio foi lançado em 1887. Em 1905, quando da realização do primeiro Congresso Universal de Esperanto, Zamenhof publicou Fundamentos de Esperanto, o guia completo e definitivo da língua.
Em 1966, um movimento para oficialização do esperanto como língua oficial da ONU não obteve sucesso. Cerca de 60 países criaram associações de “falantes de esperanto”, mas, pelo que se vê, a empreitada ficou a meio caminho.
A comunicação e integração dos povos se dão de maneira bem diferente. É na propaganda subliminar ou no pórrete.
Cada um inventa seu próprio javanês para se comunicar – ou trumbicar os outros.
De mensagem com significado comum para todos restou pouca coisa.
A sirene, por exemplo, é um aviso que funciona em qualquer ponto do mundo, mas tanto pode servir para alertar sobre ataque aéreo (agora da Otan, dizem) ou a tentativa de furto de carro.
– Ou ainda que está acontecendo uma fuga de presos, acrescenta Beronha.
O que restou
Depois de se informar que os radicais das palavras do vocabulário esperanto são tomados das línguas européias, principalmente as românicas, o solitário da Vila Piroquinha ficou sabendo que todas as palavras (em esperanto) são pronunciadas exatamente da forma como são escritas e a gramática é simples. No entanto, o que seu “pai” esperava não aconteceu. Ficou no tubo de ensaio.
Em janeiro de 1954, Curitiba foi sede de Congresso de Esperanto. Mas até nisso as pessoas não se entenderam bem. Um selo em homenagem a Zamenhoff foi emitido no ano anterior, para marcar o centenário da Emancipação Política do Paraná e o Congresso Internacional do Café. Há ainda um busto dele, na praça Santos Dumont, perto da Tiradentes, centro de Curitiba.
E as pessoas continuam passando sem nada perceber, totalmente conectadas em seus walkman (antes) e iPod (agora).
ENQUANTO ISSO…
Deixe sua opinião