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Discutir o filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, em sala de aula favorece o ensino de História? Sim. E a sugestão foi feita pelo professor Sander Cruz Castelo, da Universidade Estadual do Ceará, em artigo publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, edição de abril de 2015.

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Com Terra em Transe, assinala, “Glauber ataca todos os interesses do tempo do golpe civil militar de 1964”. Para o professor, o filme “favorece a reflexão social e política no calor da recentemente instaurada ditadura”.

O texto também poderia remeter a outros registros sobre a obra do cineasta, que, inclusive, na Universidade de Paris VIII-Vincennes, mereceu estudo de um grupo de análise fílmica:

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– Na decupagem técnica, a escrita se afirma como processo e não como reflexo. Trata-se, então, de analisar as representações ideológicas produzidas por esta escrita, recusando-se a considerar a formulação política como o significado direto do filme, mas atribuindo-lhe também a instância e de significante (articulada a outros significantes) e de referente último, cujo sentido não pode ser apreendido senão na construção de sistemas de significação.

Mais do que um filme

De Glauber sobre ele próprio:

– Câmera na mão e uma ideia na cabeça: “Mais fortes são os poderes do povo!” – Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Ainda em maio de 2005, a revista Indústria Brasileira, ao abordar o projeto de recuperação dos filmes de Glauber Rocha e outros diretores, como Joaquim Pedro de Andrade, publicou trechos inéditos de um press book escrito pelo cineasta para o lançamento de Terra em Transe:

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– É um filme urbano, direto, concentrado, violento, direto. É um filme onde não existem efeitos técnicos nem sequências de brilho. O que interessa é o seu todo dramático, a história que narra, os problemas que debate numa atmosfera onde o real e o fantástico se misturam dentro da maior liberdade possível. Recuso qualquer influência. Terra em Transe é um filme meu, individual, sem referências abertas e sem qualquer macaqueamento.

– Não tenho pretensões de fazer grandes filmes. Tenho apenas a justa ambição de expressar a minha realidade da maneira que posso expressar. Viso todas as camadas do público. Se meus filmes são às vezes herméticos, reconheço que isso é uma falha minha. Mas só me sentirei bem como o cinema no dia em que, sem fazer concessões à pornografia e ao mau gosto, atingir o público. (…)

Terra em Transe é um filme sobre política e é um filme político. Ele não contém mensagens acabadas, eu não sou professor. É um espetáculo sobre política, um espetáculo sobre os problemas morais da política, um espetáculo sobre a consciência política e um espetáculo sobre os movimentos políticos.

– Técnica de filmar? Improviso total com os atores e a câmera. Mas antes dois anos de roteiro, setecentas páginas escritas e reescritas. Depois podemos improvisar à vontade, recriando o mundo, a atmosfera, os sentimentos.

– O cinema vem do ator, do ar, da luz, dos cenários, do humor da equipe, da alegria ou da tristeza, do cansaço ou da disposição – conclui.

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Da censura do Itamaraty à prisão

Terra em Transe foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes apesar da oposição do Itamaraty, que indicou para o festival Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira.

Glauber foi preso em novembro de 1965 por participar do protesto contra a ditadura durante uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Rio de Janeiro. Ficou preso durante 23 dias.

De 1971 a 1976, banido pela ditadura civil militar, viveu no exílio.

Terra em Transe conquistou o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel, na Espanha, o Prêmio de Melhor Filme do Locarno International Film Festival e o Golfinho de Ouro de melhor filme do ano, no Rio. Já com O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1968), Glauber ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes e, outra vez, o Prêmio Luiz Buñuel, na Espanha.

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Ainda de Glauber:

– Inventar-te-ia antes que os outros te transformem num mal-entendido.

O cineasta baiano nasceu em Vitória da Conquista em 1939 e morreu em 1981. Vivo fosse, o que diria hoje (também em filme) do Eldorado, o país que transpôs para a tela em Terra em Transe, abordando o vale-tudo na luta pelo poder?

Na falta de Glauber, a História dará a resposta sobre os descaminhos de Eldorado. O real e o decalque.

ENQUANTO ISSO…

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