O nome é pomposo – Red Bull Gravity Challenge – e o desafio tem data marcada para acontecer em Curitiba – 14 deste mês, uma terça-feira. Trata-se de uma competição que convida estudantes universitários a desenvolver “uma engenhoca que permita a aterrissagem de um ovo, são e salvo, depois de lançado a uma altura de pelo menos 12 metros”.
Detalhe: o ovo tem que tocar o chão. E, segundo o patrocinador, “não só o bem-estar do ovo será julgado, mas também a criatividade da engenhoca e a performance da equipe de lançamento”. Quanto à engenhoca, talvez vá parar em breve nas prateleiras de supermercados. Como embalagem.
Drible na lei da gravidade
A disputa, para driblar a lei da gravidade, trocando a maçã de Isaac Newton por um ovo, é um evento que acontece em vários países do mundo. No Brasil, é a segunda edição, abrangendo sete cidades. O “desafio de arremesso de ovo” tem por objetivo “fomentar a experiência acadêmica, fazendo com que os universitários aproveitem ao máximo essa época da vida, unindo diversão com as atividades acadêmicas”.
A quem interessar possa: aqui, as universidades participantes são a UFPR, PUC-PR, Positivo e UEL. Local: Campus do Centro Politécnico, em frente ao RU.
Acesse: redbull.com.br/
Sugestão para um desafio
Com todo respeito a Newton e sua lendária maçã em queda livre, professor Afronsius acha que, desafio mesmo, continua sendo a questão de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha.
De qualquer modo, espera que a próxima competição Red Bull seja a que foi proposta por Natureza Morta e Beronha:
– Assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.
Fica o desafio. Duplo. O da competição e o da proeza.
Alguém se habilita?
ENQUANTO ISSO…