Há pessoas que (ainda) ficam espantadas. Ao volante de um poderoso biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso, o popular busão que pesa toneladas, uma senhora motorista.
Para quem, mesmo não sendo machista, ainda causa surpresa a presença feminina em postos de trabalho que já foram exclusivos de homens, vale lembrar que não é de hoje o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.
Na terra e nos mares
Um exemplo: em 2009, Hildelene Lobato Bahia assumiu o comando do Carangola, fazendo história como a primeira mulher a ocupar o posto mais alto da hierarquia da Marinha Mercante brasileira. Três anos depois, foi nomeada como a primeira mulher a se tornar Comandante de Longo Curso. Passou a comandar o Rômulo Almeida, navio da Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) com 183 metros de comprimento, construído no Estaleiro Mauá, em Niterói, com capacidade para 56 milhões de litros de combustíveis. Tornou-se, então, a primeira mulher no Brasil apta a navegar pelos mares do mundo inteiro comandando qualquer navio.
A história da paraense de Icoaraci, distrito de Belém, Hildelene Lobato Bahia é fantástica. E começou dentro de casa, em 1997: para incentivar o irmão a ingressar na Marinha Mercante, fez a prova junto com ele – e foi aprovada. Integrou a primeira turma de mulheres do Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (CIABA), formando-se em 2000.
Recorrendo ao pai dos burros
Já o empoderamento, foi tema de Júlia Tolezano, conhecida no Youtube como Jout Jout, em evento realizado na embaixada da França em Brasília, semana passada.
Beronha interveio, intrigado:
– O que vem a ser esse tal de empoderamento?
Até professor Afronsius foi obrigado a recorrer ao dicionário:
-Ação, processo ou efeito de empoderar(se). Conquista e distribuição do poder de realizar ações, a partir da conscientização social, individual ou coletiva. Empoderar: dar autoridade legal ou poder a. Adquirir consciência e/ou conquistar poder e influência para realizar mudanças de ordem social, política, econômica e cultural.
– Ah, sim, eu já sabia… Fácil como dirigir um transatlântico… – reagiu nosso anti-herói de plantão.
Júlia Tolezano, a Jout Jout, foi uma das palestrantes do TEDxParquedasNaçõesWomen, evento apoiado pela ONU totalmente voltado para a temática de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.
Nada a acrescentar, a não ser uma salva de palmas.
ENQUANTO ISSO…