| Foto:

Zênite: auge, apogeu, culminância. Um time de futebol com esse nome seria o máximo. Foi pensando nisso, no sentido figurado do substantivo zênite, e não na definição astronômica – “interseção de vertical superior do lugar com a esfera celeste” – que Natureza fechou o dicionário do Aurélio. Tinha tomado uma solene decisão.
Cansado de levar lambadas, vai torcer por um segundo time. Nada melhor do que o FC Zenit, de São Petersburgo, a antiga e heróica Leningrado.
Beronha não só concordou como pretende acompanhar o amigo, rumo ao infinito e além:
– Não pelo palavrório todo, mas porque, alinhando-se com um time da Rússia, quando ele perde estaremos imunes a qualquer gozação. Além disso, não é rubro-negro. É azul. E tem mais: com ele você fica sempre zen em qualquer o jogo. Pelo menos no insert do placar na faixa superior da tela da TV, o nome sempre vem com 3 letras, Zen…

CARREGANDO :)

No extremo oposto

Mas, depois de ver FC Zenit x Porto, pela Liga dos Campeões, na terça-feira, o solitário da Vila Piroquinha ficou um tanto quanto preocupado. O azulzinho não saiu do zero. Jogo ruim, cansativo, sem vibração.
– Quem sabe foi a distância, longe dos trópicos – arriscou Beronha.
Foi em 1944 que o Zenit comemorou um grande feito: venceu a Copa da União Soviética, que até então era dominada totalmente por times de Moscou. Depois, décadas no seco. Ou no gelo. Só voltaria à cena em 1978 (terceiro lugar na liga nacional) e em 1984, quando levou o Campeonato Soviético, pela primeira vez. E única. No ano seguinte, alegria. Levantou a Supercopa Soviética. Ficou nisso, mesmo representando a segunda cidade mais importante da Rússia e tenha se tornado o clube mais rico do país, com patrocínio da Gazprom, a maior empresa do mundo na área de exploração de gás. A Petrobras de lá.
Diante de tal quadro, Natureza está à cata de outra agremiação opcional. Sugestão do Beronha: o CAA.
– Hein?
– Clube Atlético Azimute.
– Azimute?
– É. Azimute – distância angular, medida sobre o horizonte, a partir de um ponto de origem, geralmente o Sul, no sentido dos ponteiros do relógio ou no sentido inverso, até o círculo vertical que passa por um dado astro.
– Nossa. Onde achou isso?
– No Aurélio, ué. Futebol também é cultura. Nilton Santos não era a enciclopédia do futebol? O que significa? Não sei, mas que é um nome de forte impacto impactante, isso é.
Pano rápido. Ou apito final.

Publicidade

ENQUANTO ISSO…