
Como os tropeiros de antigamente, que viviam em marcha, os estudiosos do assunto, hoje, fazem o mesmo, não param: tanto que já chegaram à internet e ao Facebook. Daí o convite do amigo e historiador Carlos Solera para uma visita ao site http://www.viajaracavalo.com.br.
O site também conta com loja virtual, que oferece o seu livro O Alvorecer do Purunã. Detalhe: obra reverte sua renda ao Projeto Tropeiro Brasil. Idealizador e coordenador do projeto, Solera escreveu também Histórias e Bruacas.
Beronha interrompe. Quer saber o que vem a ser bruaca.
– Saco ou mala de couro cru.
– Ah, pensei que fosse algum prato típico…
A cavalo, passo a passo
Um dos mais visitados no Brasil, o site sobre cavalos traz matérias sobre programas e viagens equestres, saúde animal, história e tradições, entre outros temas. Uma iniciativa de Jacira Omena, médica, cavaleira (nacional e internacional), fotógrafa e autora de Viajar a cavalo: um guia passo a passo.
Vale a pena visitá-lo. Junto com outros companheiros, Solera também integra a tropa de colunistas, abordando histórias do tropeirismo. Vale a pena ler seus escritos e os artigos dos demais colaboradores.
Deu no USA Today
A propósito da tropeada, está no site um belo registro:
– O Pantanal foi eleito o quarto melhor destino para apreciação de vida selvagem no mundo, conforme votação promovida por um dos principais portais de notícias dos Estados Unidos – o USA Today. Chama a atenção a alta concentração de animais selvagens e a diversidade de ecossistemas.
Dica: as cavalgadas são a melhor forma de explorar o Pantanal. Montando, por supuesto, o autêntico cavalo pantaneiro, já adaptado a extensas áreas alagadas e vários tipos de terrenos.
ENQUANTO ISSO…
Moraes derruba sigilo da delação de Cid e notifica citados em denúncia da PGR
Bolsonaro será preso? Acompanhe o Entrelinhas e entenda o que pode acontecer após denúncia da PGR
Múcio diz que denúncia da PGR serve para livrar militares de “suspeições equivocadas”
Empresa de Trump e plataforma de vídeos Rumble processam Alexandre de Moraes nos EUA