Não pela eliminação do Atleticon na Copa São Paulo, ao perder para o Ituano nos pênaltis (4×3), mas pelo comentário (infeliz) de um torcedor:
– Um time que investe tanto nas categorias de base é eliminado. Como é que pode?
Como se sabe, jogo é jogo e decisão nos pênaltis é outra coisa. E a Copinha virou um inferno para todos os participantes: jogos com intervalos de um dia e meio, um calor senegalês, Sol de desnortear até lagarto, é de matar. A propósito, o Flávio Stege, do Luzitano com Z, deu mais detalhes da carnificina.
Correndo contra o tempo
Em sua 48ª edição, a Copa São Paulo de Futebol Júnior bateu recordes. Pela primeira vez, conta com 30 sedes, 120 clubes (de 26 estados e um do Haiti) e uma mudança no regulamento que permite até seis substituições para cada clube durante as partidas. Afinal, ninguém é de ferro.
Por que a pressa? Iniciada no dia 3 de janeiro, precisa terminar, forçosamente, no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, por supuesto.
A própria Federação Paulista de Futebol reconhece: questão física dos atletas preocupa, já que a competição é realizada em curto espaço de tempo. Os times têm que jogar três vezes em cinco dias durante a primeira fase. Considerando também a primeira rodada de mata-mata, são quatro jogos em no máximo oito dias.
Somente a partir daí, com o número de participantes caindo de 120 para oito, os times começam a ter descanso recomendável, jogando apenas nos dia 18/19 (quarta e quinta), 21/22 (sábado e domingo) e, finalmente, 25. Isso deve permitir que os titulares “fiquem menos tempo em campo e aguentem a competição toda”.
No tempo dos aspirantes
Se a intenção dos promotores da Copa é, de fato, estimular a garotada e revelar talentos, a organização precisa ser repensada em todos os aspectos. E há quem recorde os velhos tempos dos aspirantes, que faziam a preliminar dos jogos entre profissionais. Atlético, Coritiba, Ferroviário, Britânia, Palestra…
Beronha concordou:
– De fato. Até eu joguei no Atlético, quando jovem, no time de ospirantes*…
* Como aspirante significa quem aspira ou absorve algo, não era o caso do nosso anti-herói de plantão, daí ter optado por ser um ospirante…
ENQUANTO ISSO…
Ato com governadores aponta para pacto da direita enquanto governo Lula torce por racha
Medo de recessão global aumenta e provoca nova onda de liquidações nas bolsas
Disposta a negociar com Trump, UE propõe tarifas zero sobre produtos industriais dos EUA
Motta defende pena menor para acusados do 8/1 mas faz críticas ao PL da Anistia